Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Nossa Gente

Relacionamento com Fornecedores

GRI 102-9 | 102-10

A Diretoria de Supply Chain trabalha alinhada ao nosso compromisso de integrar pessoas e negócios de forma sustentável, reunindo três grandes áreas na cadeia de suprimentos: planejamento de suprimentos, gestão de contratos e logística.

Os principais desafios são, na maioria das vezes, referentes à demanda de assegurar competitividade na compra de produtos, bens e serviços, sem trazer riscos de interrupções nos fornecimentos críticos, além de garantir o alinhamento com as diretrizes de Segurança e Compliance da companhia. Pontos cada vez mais importantes quando pensamos na velocidade do crescimento das nossas operações.

Há dez anos, estávamos em 100 cidades e 6 estados, além do DF. Hoje, servimos 372, em 16 estados e no DF, com uma rede de 115 mil km de fibra, do Nordeste até o Sul. Esse dado demonstra nosso acelerado crescimento em uma década marcada pela expansão de redes de fibra ótica e pela transformação digital, impulsionada pela pandemia.

Para garantir a unidade e agilidade do processo, todas as nossas atividades de compras são concentradas na Central de Compras Corporativas (CCC), com abordagem mais estratégica do que transacional, que, tem por primar pela adoção de boas práticas, contribui com o desempenho econômico e financeiro dos negócios.

Utilizamos a metodologia Total Cost of Ownership (TCO – Custo Total de Propriedade) nas negociações de nossa área de compras, recurso que estabelece políticas e procedimentos dedicados a garantir maior transparência e regularidade nos processos, auditorias internas, compliance, gestão dos contratos e apuração dos resultados internos da área.

Antes e depois de contratados, os fornecedores passam por avaliações jurídico-fiscais, econômico-financeiras e técnicas. Também verificamos a conformidade com regulamentos, normas, leis referentes a direitos humanos, meio ambiente, segurança de alimentos, saúde e segurança operacional e de responsabilidade social. O desempenho dos fornecedores é analisado por meio de indicadores, de forma a identificar desvios que comprometam a qualidade dos nossos serviços.

Mantemos um portal de compras, por meio do qual nossos parceiros atuais e potenciais podem acessar o Código de Conduta do Fornecedor, as políticas aplicáveis à relação conosco, o Guia para Cadastro de Novos Fornecedores e o Manual de Usuário desse canal.

Em 2021, contratamos 3.562 fornecedores, sendo o maior volume financeiro destinado à negociação de materiais e serviços de telecomunicação e TI.

Revisamos toda a operação logística em nível nacional, reposicionamos os nossos armazéns geograficamente, conforme a nova estratégia de movimentação de materiais e estamos promovendo uma transformação digital dos controles internos. As maiores transformações foram no planejamento de estoques e no relacionamento com fornecedores devido ao cenário de aumento de demanda e redução da oferta de insumos.

Seguimos investindo no aprendizado contínuo dos seus colaboradores, na estruturação e transformação digital da área de suprimentos, na infraestrutura logística e em consultorias de gestão visando a melhoria contínua de processos.

DOWNLOAD DESTA PÁGINA
DOWNLOAD DO RELATÓRIO
DOWNLOAD CENTER
Sumário GRI e SASB
CLIQUE AQUI
magnifiercrossmenu