Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
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Governança Corporativa e Transparência

Compliance

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Programa de Integridade

Na Algar Telecom a ética e a integridade no exercício de nossas operações, negócios e relacionamentos são princípios fundamentais e estão, inclusive, expressos nos valores da Companhia.

Para atuarmos em conformidade com todas as leis e regulamentos que atestam esses princípios, criamos um Programa de Integridade, gerido pela área de Compliance, que reúne um conjunto de mecanismos internos para prevenir, detectar e responder a desvios de conduta, ilicitudes ou qualquer ato contrário à legislação anticorrupção do Brasil, ajudando no desenvolvimento da cultura e na construção de um ambiente corporativo ético e íntegro.

Entre esses mecanismos podemos citar, por exemplo, a due diligence de fornecedores e parceiros e, também, a adoção de cláusulas contratuais que devem, obrigatoriamente, reger o relacionamento da Companhia com seus stakeholders.

O Programa abrange, ainda, o monitoramento contínuo das atividades da empresa que, por meio de um amplo diagnóstico, foram consideradas mais sensíveis quanto ao risco de não conformidade e que podem impactar na cultura íntegra e gerar danos à imagem e reputação da organização. Para isso, além do acompanhamento dos controles internos estabelecidos, monitora-se uma matriz de riscos dessas atividades, planos de ação e a identificação de oportunidades para melhorias nos processos e mecanismos de defesa. Os resultados desse monitoramento são acompanhados pelo Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos da Companhia.

Subcomissão de Integridade e Ouvidoria

A subcomissão de integridade é o principal órgão de disseminação do conceito de ética e integridade da Companhia, estando subordinada ao CEO e ao Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. Por meio da política de Gestão de Consequências, a subcomissão é responsável por aplicar a dosimetria correta para os resultados de cada uma das investigações realizadas pelo nosso canal de ouvidoria. Ela é constituída pelo Compliance Officer (Coordenador da Subcomissão), Vice Presidente de Talentos Humanos e o Diretor Jurídico.

A ouvidoria, por sua vez, é um canal de denúncias, tanto para o público interno quanto externo, e tem ferramentas que garantem o anonimato do denunciante e a confidencialidade das denúncias recebidas. Esse canal recebe e apura denúncias ligadas a quaisquer funcionários ou partes relacionadas da empresa, garantindo isonomia nas investigações e o devido envolvimento da Subcomissão de Integridade.

Código de Conduta

GRI 102-17

Nosso código de conduta é o documento que estabelece os procedimentos éticos exigidos de cada um dos associados da Algar Telecom e é, assim, a base do nosso Programa de Integridade. Ele foi desenvolvido considerando todo o arcabouço regulatório aplicável ao fortalecimento da ética e das boas práticas de governança corporativa e aborda temas como o combate à corrupção e suborno, normas de conduta digital, privacidade de dados pessoais, relações de trabalho e direitos humanos, entre outros.

Contamos, ainda, com um Código de Conduta direcionado exclusivamente aos fornecedores. Nele são definidos comportamentos e boas práticas que consideramos requisitos essenciais para um relacionamento saudável entre as partes.

Políticas

Nossas políticas e normas reforçam os princípios do nosso Código de Conduta e detalham as orientações específicas para cada segmento de atividade da empresa. Dentre elas podemos destacar a Política de Gestão de Consequências, a Política de Relacionamento com Agentes Públicos, o Procedimento de Parceiros de Alto Risco e a Norma de Relacionamento com Concorrentes e Antitruste.

Ambiente Regulatório

GRI 103-1 I 103-2 I 103-3

Acompanhamos permanentemente eventuais mudanças ou criação de leis e regulamentos aplicáveis aos nossos negócios, promovendo prontamente as adequações necessárias para garantir a conformidade das atividades.  

Em ações que envolvam aspectos de concorrência, a área de compliance participa ativamente dos processos de forma a garantir tanto a adequada conduta por parte da empresa quanto a apresentação de termos e condições comerciais que sejam condizentes com o mercado e a livre concorrência. No ano de 2021, merece destaque o leilão do 5G, promovido pela Anatel e que foi o maior leilão de faixas de frequências da história do país. Na ocasião, a Algar Telecom arrematou 7 lotes nas radiofrequências de 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, e passou a ter o maior espectro para essa tecnologia na região de sua operação móvel.

Engajamento dos líderes e treinamentos

Acreditamos que os líderes da Algar Telecom têm um papel essencial na disseminação da nossa cultura de integridade. Ao demonstrar coerência entre discurso e prática e orientar as suas equipes, nossa liderança atua diretamente na prevenção de atos de não conformidade. Além disso, os líderes participam do planejamento, acompanhamento e execução das ações direcionadas às suas equipes.

Para disseminar internamente nossa cultura de integridade realizamos, em 2021, 98,25 horas de treinamentos ao vivo e implementamos um módulo online, denominado Trilha de Integridade, direcionado a todos os associados da Algar Telecom.

Compromissos

Firmamos parceria com o Instituto Ethos e aderimos ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, cujo objetivo é promover um mercado mais íntegro e ético, buscando erradicar qualquer tipo de ilegalidade e corrupção.

Ao nos tornarmos signatárias do pacto, assumimos o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para nossos associados e stakeholders, além de nos comprometermos a vedar qualquer forma de suborno, a trabalhar pela legalidade e transparência nas operações e, ainda, primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.


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