Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Infraestrutura

Inclusão Digital

GRI 103-1 I 103-2 I 103-3 I 203-1

Conexão e comunicação são serviços que podem ser considerados de primeira necessidade no mundo atual, imprescindíveis para atividades corriqueiras do dia a dia, e sua importância ficou ainda mais evidente no cenário de pandemia. Além disso, a inclusão digital propicia novas oportunidades de trabalho e crescimento profissional, contribuindo para o desenvolvimento dos negócios e das economias locais.

Nesse contexto, a busca pelo acesso à conexão foi intensificada e nós, na Algar Telecom, reforçamos as nossas ações tanto para garantir uma boa qualidade dos serviços aos clientes atuais quanto para conectar novos clientes nas localidades de atuação mais recente da Companhia, ampliando a oferta de serviços a um maior número usuários.

No negócio fixo, avançamos na evolução da tecnologia e expansão das redes de fibra ótica para prover o serviço de banda larga em altas velocidades aos nossos clientes residenciais. Aos nossos clientes empresariais, seguimos expandindo a nossa atuação atendendo, com fibra, clientes de um número cada vez maior de cidades. Assim, ao final do ano de 2021, 94,1% de todas as nossas conexões estavam sobre fibra ótica, tecnologia essa que propicia uma melhor experiência de conexão aos clientes, um aumento de 20,0 p.p em relação a 2020.

Também em 2021, passamos a ofertar serviços de banda larga a mais de mil escolas públicas em uma iniciativa conduzida em conjunto com o Governo Federal no âmbito do Programa Banda Larga nas Escolas. Além disso, criamos o Plano Controle 5Gb de dados, destinado exclusivamente aos professores, e o Plano Controle 3Gb , destinado aos alunos, ambos da rede pública.

A telefonia móvel, por sua vez, permite a conectividade aliada à mobilidade, ou seja, possibilita a conexão à internet independentemente de onde o usuário esteja, gerando grande impacto na acessibilidade digital das pessoas e empresas. Com esse intuito seguimos ampliando a cobertura na nossa área de operação móvel e, no final de 2021, 90% da população dessa região estava coberta com as frequências 4G e 4,5G, além de viabilizarmos e levarmos cobertura de rede celular a pequenas comunidades.

Outra iniciativa a ser destacada nesse âmbito foi o Alô Minas, Serviço Móvel Pessoal com tecnologia 4G ou superior, instalada em distritos e cidades, com a contrapartida de incentivos fiscais por meio de Crédito Outorgado de ICMS. Por meio dela, atendemos oito distritos e cidades mineiras no ano de 2021, viabilizando a conexão de pessoas de pequenas localidades. E, para garantir que todo o acesso aos diversos tipos de conexão e comunicação ofertados pela Algar Telecom tenha a qualidade necessária, mantemos uma área específica de core de rede e plataformas de gerenciamento de tráfego de voz e dados para assegurar a usabilidade dos produtos e serviços contratados com garantia de fornecimento dos atributos ofertados. Também conduzimos monitoramentos qualitativo e quantitativos de usuários em nossas redes, a fim de mitigar impactos negativos na prestação do serviço e oferecer a melhor experiência ao cliente.

Novos municípios atendidos em 2021

  • Mogi Mirim
  • Mogi Guaçu
  • Praia Grande
  • São Vicente
  • Guarujá
  • Aparecida de Goiânia
  • Betim
  • Ribeirão das Neves
  • Santa Luzia
  • Contagem
  • Criciúma
  • Ribeirão Preto
  • São José do Rio Preto
  • São Carlos
  • Mogi das Cruzes
  • Matão
  • Sertãozinho
  • Cravinhos
  • Anápolis
  • Balneário Camboriú
  • Itajaí
  • Betim
DOWNLOAD DESTA PÁGINA
DOWNLOAD DO RELATÓRIO
DOWNLOAD CENTER
Sumário GRI e SASB
CLIQUE AQUI
magnifiercrossmenu