Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Criação de Valor

Estratégia de Crescimento

Crescer nacionalmente os serviços de Telecom (B2B e B2C), oferecendo a melhor experiência para os nossos clientes

Nossa história teve início em 1954, em uma pequena região no Brasil Central, e hoje estamos presentes do sul ao nordeste do país, em 372 cidades espalhadas por 16 estados e Distrito Federal.

Nosso processo de expansão geográfica se iniciou na região sudeste, em cidades em torno da nossa rede de longa distância – backbone e próximas à nossa área original de atuação. Elegemos os clientes empresariais (B2B) para serem o foco dos nossos serviços nas novas áreas de operação. As médias empresas, sobretudo, demonstram carência de serviços especializados de Telecom aliados a um atendimento mais próximo e individualizado, características essas que coincidem exatamente com o jeito da Algar Telecom operar e atender os seus clientes.

Assim, foi com vistas a esse perfil de clientes que executamos as primeiras ondas do nosso crescimento geográfico, expandindo as nossas redes por meio de investimentos modulares e concentrados em áreas específicas das cidades, selecionadas por meio de georreferenciamento de concentração de clientes potenciais. O passo seguinte, uma vez alcançada uma boa cobertura de rede entre o nosso mercado potencial, foi investir no adensamento dessas redes conseguindo, por meio de investimentos incrementais, incluir as micro e pequenas empresas entre o nosso universo de clientes-alvo. Essa estratégia, tem nos garantido crescer de forma contínua, com ganhos de escala e um maior retorno sobre o capital investido.

Além do crescimento orgânico estamos sempre atentos a potenciais oportunidades alinhadas à nossa estratégia e realizamos, de 2015 a 2021, 5 aquisições. Em 2021 adquirimos a Vogel Telecom, agregando 27 mil km à nossa rede em localidades de difícil acesso para novas construções e com alto potencial de consumo de telecom.

Como resultado de todo esse movimento alcançamos, no final de 2021, mais de 115 mil km de fibra ótica que se estende do sul ao nordeste do país, atendendo clientes em 16 estados mais o Distrito Federal. Além disso, em 2021, nosso segmento de clientes B2B, composto pelos corporativos (médias empresas) e MPE (micro e pequenas empresas) gerou uma receita líquida de R$ 1.660,4 milhões, 64% de toda a receita gerada pela Algar Telecom. Feito isso, o porte e o perfil atual da Companhia, somados às oportunidades que se apresentam no setor de Telecom no Brasil, nos habilitam a iniciar uma nova fase da nossa estratégia se crescimento, cujos pilares principais são:

Intensificaremos a expansão dos nossos serviços B2B por meio da conexão de novos clientes nas localidades e redes construídas pela Companhia nos últimos anos, onde já há capacidade instalada para suportar o aumentando da nossa penetração nos mercados-alvo.

Nossas redes de fibra ótica foram construídas especialmente para servir aos clientes B2B e, nesse sentido, apresentam topologia com redundância física e geográfica para garantir um alto nível de disponibilidade dos serviços, tão necessários atualmente ao dia a dia dos negócios. Nosso Centro de Operações de Rede, por sua vez, funciona 24×7 monitorando constantemente o tráfego nas nossas redes visando antecipar possíveis incidentes e reduzir o tempo de resposta.

Privilegiamos equipes comerciais locais, que conheçam os hábitos e as demandas de cada região e mantemos equipes técnicas capacitadas para realizar as manutenções da forma mais eficaz possível. Acreditamos que nosso posicionamento, que combina serviços completos e de qualidade a um atendimento próximo e eficaz aos nossos clientes nos diferencia no mercado e é assim que continuaremos conectando novos clientes às nossas redes.

Seguiremos expandindo o nosso negócio de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC prestando esses serviços juntamente com os de conectividade e telefonia. Essas soluções nos permitem estar mais próximos dos nossos clientes e atender as suas necessidades de forma mais ampla, com impacto positivo no seu tempo de permanência na empresa e no ticket médio.

Para isso seguiremos investindo em inovação e usando métodos ágeis para escalar novos produtos, mantendo um portfólio de soluções amplo, moderno e atualizado. Em 2021 os serviços TIC responderam por 13% das receitas totais do segmento B2B.  

A Internet das Coisas – IOT, também deve crescer de forma significativa nos próximos anos e impactará um número cada vez maior de serviços e setores. Na Algar Telecom o número de chips M2M cresceu 69% em 2021 e atingiu 2,3 milhões de chips vendidos principalmente aos setores de aquirencia de cartões de crédito e débito e rastreamento de frotas. Nosso objetivo é desenvolver aplicações que permitam o uso desse produto por consumidores e serviços cada vez mais variados. Nossa história é marcada pela inovação e pioneirismo e é assim que pretendemos construir, também, o nosso futuro.

Atualmente prestamos serviços a clientes residenciais (B2C) na nossa área original de atuação (municípios do Brasil Central nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul) e em algumas cidades limítrofes. Nessa área, nossa rede de fibra ótica passa por 94,7% dos mais de 1 milhão de domicílios e, desses domicílios, 473 mil são clientes do segmento varejo da Algar Telecom. Além da internet banda larga em altas velocidades sobre fibra, ofertamos também a esses clientes telefonia móvel e fixa, e somos líderes de mercado em todos esses serviços nessa região.

5G


Em novembro de 2021 arrematamos sete lotes no leilão 5G para essa região onde operamos a telefonia móvel e, poucos dias depois, fomos a 1ª operadora do país a lançar serviços em 5G na frequência de 2,3 GHz no Brasil, o que fizemos em 3 das principais cidades do B2C. A conquista da tecnologia 5G nos permitirá seguir com nosso pioneirismo no desenvolvimento de produtos modernos e inovadores aos nossos clientes de telefonia móvel.

Novas regiões


Em 2021 iniciamos a prestação de serviços a clientes residenciais de algumas novas cidades por meio do nosso modelo de franquias, o que tem nos permitido experimentar o mercado B2C de Telecom de outras regiões. As franquias da Algar Telecom existem desde 2018 e estão presentes em dezenas de cidades da nossa área original de atuação.

O próximo passo será expandir os nossos serviços residenciais para um maior número de regiões. O porte e estrutura alcançados pela Algar Telecom, com o seu segmento B2B, serão uma plataforma para alavancar os serviços B2C da Companhia daqui em diante. A escolha das localidades privilegiará cidades onde já temos redes instaladas e atendimento a clientes B2B e cidades de menor porte, onde há menor competição e um menor nível de penetração de fibra ótica.

O carro-chefe das nossas ofertas será a banda larga em altas velocidades sobre fibra ótica, tecnologia essa que propicia uma experiência de conexão superior às demais e que tem se consolidado como predominante no mercado brasileiro de Telecom. Além da internet compõem as soluções, do varejo, serviços de telefonia fixa e diversos outros de valor agregado.

Para executar essa expansão para novas regiões combinaremos crescimento orgânico com nosso modelo de franquias e potenciais aquisições. Dado que nosso foco é a conexão por meio de fibra ótica e que mais de 60% dos acessos desses serviços estão, atualmente, nas mãos de pequenos provedores, estaremos atentos a esse mercado.

Além disso, a baixa penetração de internet no Brasil, se comparada a outros países similares, evidencia um crescimento desse mercado nos próximos anos, crescimento esse que se dará, predominantemente, com conexões em fibra ótica.

Nossos 68 anos de experiência em prestar serviços de Telecom a clientes B2C e as oportunidades que se apresentam no mercado nos habilita a pensar nesse segmento como uma nova avenida de expansão.

Para suportar todas essas vias de crescimento seguiremos em uma jornada de digitalização visando simplificar cada vez mais tanto a jornada do cliente dentro da empresa quanto os nossos processos internos. Isso nos permitirá alcançar o crescimento almejado mantendo o nosso diferencial de qualidade dos serviços prestados e proximidade no atendimento aos nossos clientes.

5G

Conquistamos o maior espectro para a tecnologia 5G em nossa área de operação móvel

3,5GHz

80MHz

2,3GHz

40MHz

26GHz

1GHz

Investimentos em tecnologia de ponta

Oferta diversificada de serviços inovadores para todos os clientes, onde quer que estejam

Sete lotes adquiridos por R$ 64,7 milhões, sendo R$ 57 milhões relativos ao lote de 2,3GHz.
 

Adquirimos licenças para operar nas faixas dentro de nossa área original de atuação, que compreende 87 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Os valores mínimos previstos em edital poderão ser pagos em até 20 anos, que também corresponde ao período de autorização.

Os valores dos ágios serão destinados a investimentos para a oferta de serviços 5G em municípios com menos de 30 mil habitantes.

Em dezembro de 2021, pouco mais de 1 mês após o leilão, fomos a primeira operadora do país a lançar serviços na tecnologia 5G nas cidades mineiras Uberlândia e Uberaba, e na paulista Franca.

A evolução tecnológica contínua, a qualidade de nossa rede, que já estava preparada, o planejamento da Companhia, a capacidade de execução e a rapidez com que ingressamos no mercado comprovou o acerto de nossa estratégia para seguirmos pioneiros.

Aquisição da Vogel

Uma importante realização de 2021 foi a aquisição da Vogel Telecom. Com ela ampliamos nossa rede de fibra ótica em 27 mil quilômetros, em áreas complementares à nossa atuação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em locais de difícil acesso para a construção de novas redes e com alto potencial de consumo de serviços de Telecom.

Essa transação, além de agregar novos mercados a serem explorados, nos permite ofertar um portfólio mais amplo de produtos e serviços aos clientes recepcionados, além de incluir as micro e pequenas empresas dessas localidades, que anteriormente não eram atendidas, em nosso mercado-alvo.

Esse movimento estratégico representou mais um importante passo em nosso processo de expansão geográfica.

DOWNLOAD DESTA PÁGINA
DOWNLOAD DO RELATÓRIO
DOWNLOAD CENTER
Sumário GRI e SASB
CLIQUE AQUI
magnifiercrossmenu