Consideramos o capital humano o principal desafio e a principal oportunidade das empresas para o futuro. Por isso, o cuidado com nossa gente é prioridade estratégica, razão pela qual buscamos sempre a satisfação de nossos associados em relação ao ambiente de trabalho, às possibilidades de desenvolvimento profissional e construção de carreiras, e às condições de segurança e de saúde.
No primeiro semestre de 2021, ainda vivemos um cenário de forte impacto da Covid-19, o que nos fez manter muitas das medidas tomadas em 2020 para evitar que nossos associados fossem expostos a riscos de contaminação. Adotamos modelos de trabalho remoto e híbrido, de acordo com a situação, e seguimos monitorando a saúde de nosso time, divulgando informações para conscientizar sobre o comportamento preventivo e fornecendo materiais e equipamentos de proteção para os nossos profissionais, como técnicos de campo e atendentes de lojas. Todo o trabalho relacionado ao efeito da pandemia na vida de nossos associados foi pauta do Comitê de Gente.
No decorrer do ano, realizamos várias avaliações por meio de ferramentas digitais, para detectar o sentimento de nossos associados em relação ao ambiente e as condições de trabalho, obtendo um retorno muito positivo. Pelos motivos citados acima, fomos reconhecidos entre as melhores empresas para trabalhar pelo Great Place To Work em 2021.
Com 810 contratações e 1,9 mil desligamentos, ao fim de 2021 contávamos com 4,6 mil associados. Mesmo com um número de desligamentos maior que o de contratações, a quantidade de associados cresceu 5,8% em relação ao ano anterior em função da aquisição da Vogel. O quadro é formado majoritariamente por profissionais da Região Sudeste do Brasil, na proporção de 73,4% de homens e 26,6% de mulheres.
Gênero dos associados em 2021
2019 | 2020 | 2021 | ||||
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Gênero/tipo de contrato | Temporário | Permanente | Temporário | Permanente | Temporário | Permanente |
Feminino | 23 | 1.257 | 16 | 1.272 | 81 | 1.131 |
Masculino | 65 | 3.145 | 69 | 2.886 | 91 | 3.259 |
Total1 | 88 | 4.402 | 85 | 4.158 | 172 | 4.390 |
(1) Número total de 2021 considera 6 VPs, que são contabilizados dentro de "órgãos de governança" no indicador de diversidade.
2019 | 2020 | 2021 | ||||
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Região/tipo de contrato | Temporário | Permanente | Temporário | Permanente | Temporário | Permanente |
Norte | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Nordeste | 5 | 264 | 3 | 245 | 7 | 218 |
Sul | 6 | 271 | 6 | 280 | 13 | 412 |
Sudeste | 77 | 3.741 | 76 | 3.509 | 147 | 3.632 |
Centro-Oeste | 0 | 126 | 0 | 124 | 5 | 128 |
Total¹ | 88 | 4.402 | 85 | 4.158 | 172 | 4.390 |
(1) Número total considera 6 VPs, que são contabilizados dentro de "órgãos de governança" no indicador de diversidade.
2019 | 2020 | 2021 | ||||
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Gênero/tipo de emprego | Período parcial | Período integral | Período parcial | Período integral | Período parcial | Período integral |
Feminino | 25 | 1.255 | 4 | 1.284 | 77 | 1.135 |
Masculino | 57 | 3.153 | 21 | 2.934 | 79 | 3.271 |
Total1 | 82 | 4.408 | 25 | 4.218 | 156 | 4.406 |
(1) Número total de 2021 considera 6 VPs, que são contabilizados dentro de "órgãos de governança" no indicador de diversidade.
Desde 2020, atuamos com um plano arrojado de atração e retenção de talentos, fazendo frente aos desafios de um potencial novo ciclo de crescimento. Este cenário resulta dos investimentos realizados nos últimos anos e do aumento na demanda por serviços de Telecom.
Nosso primeiro objetivo foi desenvolver uma campanha para mostrar que adotamos as melhores práticas de gestão de pessoas e oferecemos benefícios atrativos, como participação nos lucros, promoções por meritocracia e incentivo a movimentações internas. A nova campanha de divulgação de vagas utilizou vídeos nos quais nossos associados convidam os interessados a participarem de processos seletivos. Também intensificamos a exposição da campanha nas redes sociais.
Outras iniciativas adotadas para atrair e reter talentos são os programas de entrada Talentos de Fibra (estágio) e Aprendiz sem barreiras; a participação na vida do estudante por meio de eventos em Universidades e Instituições; as parcerias com sites de empregos como o Vagas.com, oportunidades especiais, Transempregos, Meninas Digitais, Negrê; e as parcerias com programas como Super Talentos, Oportunidades que Transformam e Talentos do Futuro – os dois últimos do Instituto Algar.
Em 2021, promovemos uma mudança no formato de contratação dos estagiários, que antes ingressavam conforme necessidade (vaga), e passaram a integrar o Programa Talentos de Fibra, no qual são recebidos coletivamente e têm seu desenvolvimento pautado por programas corporativos e técnicos. São realizadas avaliações pós-treinamento, em que também são apresentadas sugestões de melhoria, acatadas para as próximas turmas.
Convictos das vantagens de manter as melhores equipes, mapeamos as competências-chaves para os negócios, identificando os profissionais que as detêm e eventualmente as ausências de determinadas habilidades, mensurando constantemente o ENPS (Employee Net Promoter Score) dos subprocessos de talentos humanos. Também gerimos e controlamos a atração e retenção de talentos para entregar metas e resultados contratados; mitigar o risco de ausência de competências-chaves; e buscar reunir os melhores talentos para a entrega de resultados relevantes.
Contamos ainda com programas de gestão de desempenho, com avaliação de associados pela metodologia Nine Box, que considera as realizações do profissional e seu potencial para o futuro. No ano, passaram por processo de avaliação 2.675 associados.
Avaliações de Performance | |
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Associados que realizaram o processo Avaliação Performance | 2.675 |
Executivos | 110 |
Ascensão | 104 |
Não executivos | 2.223 |
Ágil | 227 |
Estagiários | 11 |
Por meio do programa Algar sem barreiras, conduzimos um trabalho continuado para construir, de maneira cada vez mais sólida, um ambiente de respeito e tolerância às diferenças de gênero, idade, deficiência, raça e orientação sexual. Entendemos que esse ambiente não se traduz apenas nas relações de convivência, mas também na presença significativa de associados que representem essa diversidade.
Para avançar nesse sentido, realizamos monitoramento de indicadores e metas, além de campanhas internas para mobilização das lideranças e divulgação dos diferenciais já adotados internamente. Também mobilizamos os associados para apoiar novos projetos e publicamos conteúdos educativos no Workplace, nossa rede social corporativa.
Em julho de 2021, realizamos a 1ª Semana da Diversidade e Inclusão, direcionada ao público interno para divulgação e conscientização de cada um dos pilares do Algar sem barreiras. O evento envolveu reuniões, palestras e mesas-redondas, newsletters, trilha educacional de D&I, gamificação e premiações educativas. Ao todo, foram 6 horas de palestras transmitidas ao vivo, com a participação de 3 palestrantes renomados e uma mesa redonda com associados Brain e Telecom, o que resultou em 4.500 visualizações e interações e 341 comentários dos associados.
*Censo aplicado em 2021 para as auto declarações nas seguintes frentes: Etnia, Orientação Sexual, Gênero e PCD.
Em 2021, investimos R$ 3,1 milhões em ações destinadas à capacitação e qualificação profissional de nossos associados. Realizamos fóruns de discussão, workshops, encontros presenciais e a distância além de treinamentos. Só em treinamentos, foram ministradas 202.644 horas, o que significa média de 44,5 horas por associado, já com a Vogel.
No âmbito do Programa Essência, concebido com o objetivo de disseminar nossa cultura empresarial, realizamos seis workshops com duas horas de duração cada, contemplando e ouvindo 12 áreas específicas da empresa. O programa acumulou mais de 95% de satisfação. Iniciamos ainda a disseminação da cultura para nossos parceiros realizando o primeiro workshop em novembro, também com duração de duas horas.
Além disso, reforçamos, ao longo do ano, a sensibilização em relação aos temas gestão climática e responsabilidade ambiental com a gestão de resíduos, promovendo encontros e treinamentos virtuais com a rede de franqueados e parceiros técnicos para reforçar a forma correta de armazenar e destinar todos os resíduos gerados na operação.
A Universidade Corporativa do Grupo Algar (UniAlgar) fomenta o aumento da competitividade das empresas, provocando a mudança de mindset, criando espaço para movimentos disruptivos e estimulando o pensamento exponencial. As experiências mais valorizadas são as que abordam situações reais dos negócios. Muitas das vivências em aula foram internalizadas e acabaram adotadas na prática, como Inovatrix, Jornada do Cliente, Design Thinking, BSC, entre outras.
É a UniAlgar que recebe a maioria das demandas de treinamentos dos executivos. O trabalho de capacitação é realizado nas modalidades presencial, a distância e híbrida, valorizando o modelo 70 (prática) x 20 (mentoria) x 10 (conteúdo), em que o fazer e a troca de experiências auxiliam na consolidação do aprendizado.
Mantemos ainda o Programa de Desenvolvimento ASES, com quatro eixos de aprendizado: Ágil, Negócios, Cliente e Relacionamento, Gente e Cultura. Para cada uma das trilhas são designados diretores responsáveis por apoiar os associados capacitados. Também desenvolvemos treinamentos e webinars específicos para a área de negócios e formamos multiplicadores de conteúdo. Em termos de aprendizado ágil, oferecemos formações dedicadas a esse jeito de trabalhar mais colaborativo e flexível.
Já a Academia Startex, criada para desenvolver e capacitar associados do capítulo de TI, Analytics e Segurança da Informação, inspirada no universo Star Wars, conduziu ações como trilha on-line, mapa de competências, treinamentos e webinars, entre outras. Assim, contabilizou 208 competências mapeadas, sendo 6% comportamentais, 24% de negócios e 70% técnicas.
O Ás do Futuro, que prepara talentos para assumirem desafios e projetos-chaves internamente, envolveu no ano 81 associados.
Somos parceiros de universidades como a Fundação Dom Cabral, Fundação Getulio Vargas e outras instituições nas cidades onde atuamos, o que permite aos nossos associados realizarem cursos relacionados às suas atividades profissionais com o nosso apoio financeiro (auxílio-educação), desde que cumpra os requisitos de nossa política de benefícios.
Desde 2020, trabalhamos também em sintonia com a Brain Innovation Academy, aberta para públicos interno e externo, que mantém parcerias com empresas inovadoras em três eixos de capacitação: metodologia, tecnologia e comportamento. A academia é o braço de educação do Brain, Instituto de Ciência e Tecnologia do qual somos sócios-fundadores.
Gênero | 2019 | 2020 | 2021 | Δ 2020/2021 | ||||
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Total de horas | Média de horas | Total de horas | Média de horas | Total de horas | Média de horas | Total de horas | Média de horas | |
Homens | 120.691 | 38 | 161.287 | 32 | 143.988 | 42,73 | -10,7% | 33,5% |
Mulheres | 46.335 | 37 | 68.694 | 16 | 58.656 | 48,52 | -14,6% | 203,3% |
Total de horas de treinamento | 167.026 | 38 | 229.981 | 25 | 202.644 | 44,5 | -11,9% | 78,0% |
2021 | ||
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Categoria funcional | Total de horas | Média de horas |
Executivo | 4.012 | 26,4 |
Ascensão | 6.269 | 34,3 |
Associados | 177.269 | 42,8 |
Estagiários | 15.094 | 181,9 |
Total de horas de treinamento | 202.644 | 44,5 |
(1) Não há histórico do indicador para os anos de 2019 e 2020
Mantemos uma estrutura altamente qualificada de estágios e treinamentos de jovens, com oportunidades concretas de contratação após conclusão dos cursos. Integram essa preparação de novos profissionais o Talentos de Fibra e os programas de desenvolvimento Academia Startex e Ás do Futuro.
Em 2021, no âmbito do Talentos de Fibra, que contava com 82 estagiários, ampliamos e igualamos em todas as localidades os valores de nossas concessões Bolsa Estágio (R$ 1.200,00) e ticket (R$ 250,00). Cada estagiário precisa ter seu projeto-desafio e onboarding estruturado na área que irá recebê-lo, além de contar com um plano de desenvolvimento de soft skills.
Mantemos ainda o Brain Summer Job, programas de estágio Brain que, com duração de dois meses, visam proporcionar um ambiente de experimentação rápida e identificar talentos. As ações das edições 2019/2020 contaram com 1.486 inscritos e resultaram em 27 summers, de 17 estados, com 13 participantes contratados.
Nossos associados recebem remuneração fixa com parcela variável, atrelada ao cumprimento de metas individuais e corporativas alinhadas ao planejamento estratégico e um pacote de benefícios correspondente aos padrões de mercado.
Os executivos têm regras de remuneração previstas em regimento, e todos os demais associados - 96% do nosso quadro de pessoal - estão cobertos pela política de remuneração firmada em acordos de negociação coletiva. Já o nosso pacote de benefícios é composto por:
Trabalhamos a construção de trilhas de carreiras com todos os nossos associados. Em cargos de liderança, a trilha pode ser linear, e nos demais cargos o percurso pode ser em Y – progressão para cargos não gerenciais, como o de especialista em algumas áreas, por exemplo.
O desempenho de nossos associados é avaliado anualmente, com nossas lideranças, realizando feedbacks frequentes ao longo do período a fim de orientar e ajustar procedimentos para promover o desenvolvimento profissional. O Processo de Avaliação de Performance contempla: