Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
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Governança Corporativa e Transparência

Estrutura de Governança

GRI 102-18 | 102-22

Guiados pelas diretrizes do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, adotamos uma série de critérios para elevar nossa governança ao padrão de excelência.

Entre as práticas adotadas, destacamos a composição do nosso Conselho de Administração com no mínimo dois ou 20%, o que for maior, de conselheiros independentes; a proibição de acúmulo dos cargos de executivo e conselheiro ou membro dos comitês; a manutenção dos comitês de assessoramento de Auditoria e Gestão de Riscos e de Gente; a divulgação pública do Relatório Anual da Administração e a oferta de canal para colher opiniões, críticas, reclamações e denúncias sobre comportamentos em desacordo com nosso Código de Conduta.

Além do rígido respeito a essas regras e recomendações, nossa governança envolve processo decisório robusto e transparente, que protege e garante tratamento igualitário aos minoritários.

É o mais alto órgão da administração e tem a atribuição de conduzir o processo decisório que envolve os planos de gestão de negócios, definindo e acompanhando a execução das estratégias corporativas e assegurando a profissionalização e sustentabilidade do negócio. Formado por seis conselheiros – dos quais dois independentes –, com mandatos de dois anos, conta com o assessoramento de dois comitês especializados, não deliberativos, no aprofundamento das análises de temas específicos para a tomada de decisão. Anualmente, o Conselho é submetido a avaliação acerca de seu papel enquanto colegiado, assim como são avaliadas as atuações dos conselheiros, individualmente, e do Presidente do Conselho.

GRI 102-20 I 102-24 I 102-25 I 102-26 I 102-32
Composição em 31/12/2021
Membro Cargo Idade Gênero Externo Independente Mandato
Luiz Alexandre Garcia Presidente 56 M Sim Não 20/04/2020 a 30/04/2022
Eliane Garcia Melgaço Vice-Presidente 54 F Sim Não 20/04/2020 a 30/04/2022
Luiz Alberto Garcia Membro 86 M Sim Não 20/04/2020 a 30/04/2022
Divino Sebastião de Souza Membro 69 M Sim Não 20/04/2020 a 30/04/2022
Luiz Eduardo Falco Pires Correa Membro independente 61 M Não Sim 20/04/2020 a 30/04/2022
Thilo Helmut Georg Mannhardt Membro independente 67 M Não Sim 20/04/2020 a 30/04/2022

Confira o currículo dos membros no Download Center, clique aqui.

Dois comitês não deliberativos auxiliam o Conselho de Administração nas análises sobre temas específicos para as tomadas de decisão: o Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos e o Comitê de Gente. São compostos por conselheiros e especialistas externos indicados anualmente pelo Conselho, ao qual se reportam. Possuem regimento interno próprio, que, aprovado pelo Conselho, define normas de funcionamento, responsabilidades e atribuições.

Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos

Composto por pelo menos três membros, dos quais um é independente, tem como missão “assegurar a qualidade, a integridade, a transparência e a credibilidade das demonstrações financeiras da Algar Telecom, bem como a efetividade dos processos das auditorias, interna e independente, dos controles internos, o cumprimento da legislação aplicável e de zelar por uma política adequada de gerenciamento estratégico dos riscos corporativos”.

Composição em 31/12/2021
Membro Cargo Idade Gênero Externo Independente
Thilo Helmut Georg Mannhardt Membro independente do CA e Coordenador do Comitê 67 M Não Sim
Carlos Biedermann Membro especialista externo 67 M Sim Não
João Ricardo Costa Membro especialista externo 59 M Sim Não
Gustavo Matsumoto Membro externo 44 M Sim Não

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Comitê de Gente

Tem a missão de garantir a gestão estratégica de talentos humanos que seja percebida e valorizada pelos stakeholders como diferencial competitivo da Algar Telecom. Possui até quatro membros, sendo, no mínimo, um membro do Conselho de Administração.

Composição em 31/12/2021
Membro Cargo Idade Gênero externo Independente
Eliane Garcia Melgaço Vice-Presidente do CA e Coordenadora do Comitê 54 F Sim Não
José Luciano Duarte Penido Membro externo 73 M Sim Não
Silvio José Genesini Jr. Membro externo 68 M Sim Não

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Cabe aos diretores a responsabilidade de assegurar o cumprimento da orientação estratégica determinada pelo Conselho de Administração. A Diretoria tem como missão exercer a gestão executiva da organização focada na busca incessante de eficácia estratégica, na excelência operacional, na geração de valor e na otimização do retorno do investimento por meio de uma liderança alinhada com a cultura organizacional, a integração e a constante valorização de seus associados.

Diretoria estatutária

Composição em 31/12/2021
Membro Cargo Idade Gênero Mandato
Jean Carlos Borges Presidente 54 M Data da eleição: 29/04/2020 Data da posse: 29/04/2020 Prazo do mandato: 30/04/2023
Ana Paula Rodrigues Vice-Presidente de Gente 52 F Data da eleição: 29/04/2020 Data da posse: 29/04/2020 Prazo do mandato: 30/04/2023
Luis Antônio Andrade Lima Vice-Presidente de Tecnologia e Evolução Digital 63 M Data da eleição: 29/04/2020 Data da posse: 29/04/2020 Prazo do mandato: 30/04/2023
Osvaldo Cesar Carrijo Vice-Presidente de Negócios 67 M Data da eleição: 29/04/2020 Data da posse: 29/04/2020 Prazo do mandato: 30/04/2023
Renato Paschoareli Vice-Presidente de Estratégia e Regulatório 52 M Data da eleição: 29/04/2020 Data da posse: 29/04/2020 Prazo do mandato: 30/04/2023
Tulio Abi-Saber Vice-Presidente de Finanças, Relações com Investidores e Jurídico 45 M Data da eleição: 29/04/2020 Data da posse: 29/04/2020 Prazo do mandato: 30/04/2023

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Estrutura societária

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