Servir e integrar pessoas e negócios de forma sustentável
Valores
Cliente, nossa razão de existir Agir com integridade Desenvolver e reconhecer os talentos Ser empreendedor Ter compromisso com a sustentabilidade
Princípios
Servir Respeito Integridade Conflito de Interesses Combate à Corrupção Sustentabilidade Segurança da Informação
Capital Manufaturado
Capital Natural
Capital Humano
Capital Intelectual
Capital Financeiro
Capital Social e de Relacionamento
Capital Manufaturado
Infraestrutura de telecomunicações (rede de fibra ótica, antenas), banda larga, telefonia móvel e fixa, data center.
Rede de aproximadamente 82,3 mil km de fibra ótica nas regiões do Brasil, 36,7 mil km em regiões metropolitanas.
Frequências (telefonia móvel)
Data center?
A Fibra ótica viabiliza oferta de serviços para diversos públicos atuais e possibilita novas oportunidades de negócio, permitindo a manutenção dos negócios dos clientes durante a pandemia. Infraestrutura permite conectividade (risco de) Substituição de tecnologia legada pela fibra (aproximadamente 5% da receita total no varejo)
Atuação em 16 estados e DF do Brasil. x mil clientes B2B x milhões de clientes B2C
Capital Natural
Consumo de energia elétrica, por combustíveis fósseis e renováveis; Investimentos em proteção ambiental; Programas de redução de emissão de GEE e geração de resíduos.
Consumo de xx gigajoules de energia não renovável e xx de energia renovável; Participação de xx% de energia não renovável e xx% de energia renovável na matriz energética da companhia. Investimentos/alocação de R$ xx na gestão ambiental em 2021
Emissão de xx toneladas equivalentes de gases de efeito estufa (CO2 e), com uma redução/aumento de xx% em comparação com o ano anterior; XX toneladas de resíduos gerados e coletados, xx foram destinados para reciclagem; X projetos de prevenção e gestão ambiental, educação e treinamento, certificação, pesquisa e desenvolvimento e eficiência energética.
As iniciativas de transição da matriz energética da companhia cria valor para ela, suas partes interessadas e para a sociedade, através de redução de custo (frente ao cenário energético do ano) e impactos de emissão de GEE, o que contribui para a Agenda 2030 conjunta de proteção ao meio ambiente.
Capital Humano
Colaboradores; Know-how e habilidades profissionais; Investimento em treinamento; Política de remuneração (definida a partir de negociação coletiva) Sistema SynergyRH para apoio à gestão; Programas de treinamento; Estrutura de gestão.
4579 colaboradores; R$ xx investido em treinamento de colaboradores; xx horas de treinamento em 2021; 1.039 novas contratações; Investimentos/alocação de R$ xx na gestão ambiental em 2021
105 mil horas de treinamento de colaboradores; XX colaboradores treinados em 2021; x% são mulheres no quadro de colaboradores; xx índice de satisfação interna/ xx nota de pesquisa de clima.
A pesquisa de clima com colaboradores em 2021 apontou xxx. Com os treinamentos, desenvolvemos colaboradores mais confiantes e preparados para as tarefas e desafios do dia a dia profissional. Apesar das medidas de incentio à equidade de gênero, ainda há desequilíbrio no número de mulheres e homens no quadro de funcionários da Algar Telecom e nos órgãos de governança. Incorporação da cultura da companhia que suporta as estratégias. Diversidade (amplo senso) Promoção de funcionários (mostra qualificação interna, oportunidades)
Capital Intelectual
Investimento na inovação e tecnologia Ativos intangíveis: Brain Innovation Academy Atuação do Brain em quatro avenidas tecnológicas: Internet das Coisas (IoT), 5G, Cloud e Digital Parcerias Cultura e aplicação de metodologia ágil
XX Patentes XX projetos de IoT XX projetos de 5G XX projetos de Cloud XX projetos de Digital R$ XX receita de produtos novos XX pessoas dedicadas à inovação xx % pessoas habilitadas no ágil
xx ideias vindas do programa Shark Tank em 2021; XX novas patentes; XX soluções ativas com IoT; Sete prêmios ganhos, seis para a Algar Telecom e um diretamente para o Brain.
Primeira empresa a oferecer 5G no Brasil. Graças às metodologias Lean e Ágil, a Estação permite a escalada mais rápida de projetos e soluções disruptivas na companhia e para nossos clientes. Desenvolvimento de soluções IoT. Fazer primeiro e fazer bem feito Capacidade de inovar, parcerias diferentes
Investimentos em: R$ xx milhões expansão das redes e clientes R$ xx milhões manutenção da operação R$ xx aquisições
Crescimento de receita líquida em x% nos últimos 3 anos EBITDA alcançou R$ x EBITDA menos CAPEX xx
Geração de valor para o acionistas e para os credores, buscando a amortização de dívidas e permitindo também a geração de caixa para investimentos de M&A (Vogel) e concessão do 5G em nossa região. Risco de mercado (taxa de juros crescer, custo financeiro aumentar - custo e disponibilidade de capital, manutenção da qualidade de caixa)
Capital Social
Gestão próxima de fornecedores e franqueados Ações sociais do instituto Algar e voluntariados Experiência e segurança do cliente reconhecidas Participação em associações setoriais Escritórios e hubs de negócios em diversas regiões do Brasil (texto menos “físico”)
R$ XX investido em projetos sociais via instituto XX ações realizadas no Programa de voluntariado XX Fornecedores XX Franqueados 48 hubs comerciais
Selo RA1000, por atender a cinco critérios, entre eles ter índices de resposta e de solução iguais ou superiores a 90% XX pessoas impactadas pelos programas sociais em XX cidades XX Treinamentos realizados junto aos fornecedores e franqueados XX Lares conectados por meio de serviços oferecidos
Materialização do propósito “Gente servindo gente”, excelência no atendimento mesmo durante a pandemia, melhoria contínua da jornada do cliente e boa reputação da marca. Relacionamento próxima junto a fornecedores e parceiros. Desenvolvimento de ações sociais voltadas para a educação na formação de alunos e professores. Contribuição para economia, educação e digitalização.
Entradas
Saídas
Insumos
● Infraestrutura de telecomunicações (115 mil km de rede de fibra ótica e frequências) distribuída por 372 cidades, em 16 estados + DF, do país
Resultados
● 504 mil domicílios conectados, sendo 473 mil por fibra ótica ● 184 mil empresas conectadas ● 1.090 clientes com comunicação móvel ● 2,3 milhões de chips dedicados a M2M (Machine-to-Machine)
Desafios
● Converter 100% dos clientes para fibra ótica
KPIS
● Atuação em 16 estados e DF do Brasil ● 184 mil clientes B2B ● 1,1 milhão de clientes B2C
OUTCOMES
A infraestrutura de telecomunicações promove a conectividade. A Fibra ótica viabiliza oferta de serviços para diversos públicos e possibilita novas oportunidades de negócio para a Companhia, permitindo a manutenção dos negócios dos clientes inclusive durante a pandemia. Com o avanço da substituição da tecnologia legada, 93,5% da rede opera sobre fibra ótica.
Insumos
● Consumo de 264.950 gigajoules de energia para suportar a operação ● Investimentos de R$ 1,4 milhão em proteção ambiental ● Programas de redução de emissão de GEE e geração de resíduos (educação e treinamento, certificação, pesquisa e desenvolvimento e eficiência energética)
Resultados
● 100% da energia da matriz elétrica utilizada é proveniente de fontes renováveis (autogeração de via painéis solares, compra no mercado incentivado e aquisição de I-RECs) ● 94% do combustível usado pela frota advém de fonte menos poluente (etanol) ● Emissão do equivalente a 1.462 toneladas de gases de efeito estufa (CO2e), com redução de 54% no ano ● Geração de 366 toneladas de resíduos coletados, 94% destinados para reciclagem
Desafios
● Tornar a operação mais eficiente quanto ao uso de energia ● Ampliar a utilização de energia de fontes renováveis e menos poluentes
KPIS
● Emissão de 1.462 toneladas equivalentes de gases de efeito estufa (CO2e), com redução de 54% no ano ● 366 toneladas de resíduos gerados e coletados, 94% foram destinados para reciclagem ● 7 projetos de prevenção e gestão ambiental, educação e treinamento, certificação, pesquisa e desenvolvimento e eficiência energética
OUTCOMES
As iniciativas de transição da matriz energética da companhia criam valor para ela, suas partes interessadas e para a sociedade, através de redução de custo (frente ao cenário energético do ano) e impactos de emissão de GEE, o que contribui para a Agenda 2030 / ODS.
Insumos
● 4,6 mil associados ● Completo programa de gestão, incentivo e treinamento dos associados ● R$ 3,1 milhões investidos em treinamento ● Programa de diversidade “Algar Sem Barreiras” ● Gestão da saúde e segurança do trabalho
Resultados
● 202,6 mil horas de treinamento ● Média de 44,5 horas de treinamento por associado ● Aumento de 190% em PCDs no quadro de associados ● Aumento de 5% no número de associados ● Zero óbitos decorrentes de acidentes de trabalho e zero acidentes graves de trabalho
Desafios
● Ampliar a diversidade no quadro de associados e na gestão da Companhia ● Criar mecanismos de atração e retenção em um mercado de trabalho global, potencializado pelo trabalho remoto
KPIS
● 105 mil horas de treinamento ● Média de 38 horas de treinamento por associado ● 20,46% são mulheres no quadro de colaboradores
OUTCOMES
Com os treinamentos, desenvolvemos associados mais confiantes e preparados para as tarefas e desafios do dia a dia profissional e incorporados na cultura da companhia, o que suporta suas estratégias. Com relação às medidas de incentivo à equidade de gênero, ainda há desequilíbrio no número de mulheres e homens no quadro de associados da Algar Telecom e nos órgãos de governança.
Insumos
● Investimento em inovação e tecnologia ● Somos sócios-fundadores do Brain – Instituto de Ciência e Tecnologia, com atuação em quatro avenidas tecnológicas: Internet das Coisas (IoT), 5G, Cloud e Digital ● 489 associados dedicados à inovação ● Cultura e aplicação de metodologia ágil ● Parcerias
Resultados
● R$ 147 milhões de receitas com novos produtos ● Mais de 500 associados habilitados em metodologias ágeis ● 1 nova patente, totalizando 4 ● 151 ideias vindas do programa Shark Tank ● 7 prêmios ganhos, sendo 1 para o Brain
Desafios
● Seguir transformando projetos inovadores em negócios
KPIS
● 151 ideias vindas do programa Shark Tank ● 4 novas patentes ● 7 prêmios ganhos, sendo 1 para o Brain
OUTCOMES
Fomos a primeira empresa a oferecer 5G no Brasil. Graças às metodologias Lean e Ágil, a Estação permite a escalada mais rápida de projetos e soluções disruptivas na companhia e para nossos clientes. Nosso caráter inovador permite que tenhamos o desenvolvimento de soluções IoT.
Insumos
● R$ 690,0 milhões investidos na operação ● R$ 377,6 milhões investidos em controlada ● Captação de R$ 770,0 milhões via 11ª emissão debêntures
Resultados
● R$ 2,6 bilhões de receita líquida ● R$ 1,1bilhão de EBITDA ● R$ 76,3 milhões distribuídos aos acionistas ● Rating - S&P - brAAA
Desafios
● Gerir a rentabilidade do negócio diante do cenário macroeconômico atual
KPIS
● Crescimento de receita líquida em 10,1% no último ano ● EBITDA alcançou R$ 1.115 milhões
OUTCOMES
Nossos resultados permitiram geração de valor para os acionistas e para os credores, a busca de amortização de dívidas e a geração de caixa para investimentos de M&A (Vogel) e concessão do 5G em nossa região. O possível crescimento da taxa de juros e aumento de custo financeiro, pode afetar o custo e disponibilidade de capital, bem como a manutenção da qualidade de caixa.
Insumos
● Relacionamento com 3.562 fornecedores e 14 franqueados ● Apoio ao Instituto Algar e suas ações sociais ● 48 hubs comerciais ● Participação em associações setoriais
Resultados
● Experiência dos clientes reconhecida (Selo Reclame Aqui 1000, por atender a cinco critérios, entre eles ter índices de resposta e de solução iguais ou superiores a 90%) ● Mais de 500 pessoas beneficiadas diretamente pelos programas sociais ● 315 ações realizadas pelo programa de voluntariado ● 504 mil lares conectados
Desafios
● Ampliar e fortalecer a rede de franqueados ● Aprimorar a gestão de fornecedores
KPIS
● Selo RA1000, por atender a cinco critérios, entre eles ter índices de resposta e de solução iguais ou superiores a 90% ● Mais de 500 pessoas impactadas pelos programas sociais em 3 países da América Latina ● 516 lares conectados por meio dos serviços oferecidos
OUTCOMES
Seguimos com a materialização do propósito "Gente servindo gente", com excelência no atendimento mesmo durante a pandemia, melhoria contínua da jornada do cliente e boa reputação da marca. Para isso, também mantemos relacionamento próximo de fornecedores e parceiros. Também desenvolvemos ações sociais voltadas para a educação na formação de alunos e professores, gerando contribuição para economia, educação e digitalização.