A estratégia de sustentabilidade da Algar Telecom e o conteúdo deste relatório são orientados pela nossa matriz de materialidade. Ela nos auxilia na identificação e priorização de assuntos e impactos relevantes para o nosso negócio.
No caso do relatório, por meio da identificação dos temas prioritários, garantimos o cumprimento dos princípios de relato da GRI, utilizados em todo o processo de definição do conteúdo.
A nossa matriz de materialidade é atualizada esporadicamente. Em 2021 seu processo de revisão abrangeu estudos de benchmarking - realização de análises setoriais e de documentos internos que, juntamente com entrevistas de executivos da Companhia, originou uma lista de temas que foi para o processo de consulta on-line a stakeholders internos e externos. Esses stakeholders foram selecionados com base nos impactos gerados por nós às partes interessadas ou por elas em nossa atuação, aplicando, portanto, o princípio "Inclusão dos stakeholders".
Além dos associados da Companhia, os quais foram 100% contactados para esse fim, participaram da consulta on-line acionistas, investidores, franqueados, parceiros de negócios, fornecedores e órgãos reguladores, indicados pelas áreas da empresa. Especificamente quanto aos clientes, selecionamos representantes de cada segmento de negócios. Além desses públicos, foram também consultados especialistas do setor e mídia especializada, assim como a Diretoria de Administração da empresa, de forma que os temas definidos para compor o documento levaram em consideração as avaliações de todos os stakeholders relevantes.
Nesse processo, também foi incluído o princípio da Materialidade, ao priorizar os tópicos que refletem os impactos econômicos, ambientais e sociais mais significativos dos negócios, levando em consideração as avaliações e decisões dos stakeholders consultados.
Realizamos no ano a atualização da materialidade, o que resultou na inclusão de alguns temas e exclusão de outros. Na tabela abaixo, é possível comparar as materialidades de 2020 e 2021. Os temas incluídos foram: Atração e Retenção de Colaboradores, Inclusão Digital e Gestão de Resíduos (antes abordado no mesmo tema de Governança Climática). O tema Combate à Corrupção (materialidade 2020) foi agregado ao tema Governança Corporativa e Integridade.
Realizamos no ano a atualização da materialidade, o que resultou na inclusão de alguns temas e exclusão de outros. Na tabela abaixo, é possível comparar as materialidades de 2020 e 2021. Os temas incluídos foram: Atração e Retenção de Colaboradores, Inclusão Digital e Gestão de Resíduos (antes abordado no mesmo tema de Governança Climática). O tema Combate à Corrupção (materialidade 2020) foi agregado ao tema Governança Corporativa e Integridade.
Materialidade 2020 | Materialidade 2021 |
---|---|
Governança climática (emissões, energia e resíduos) | Gestão climática (emissões, impactos das mudanças climáticas, energia) |
Saúde e segurança dos trabalhadores | Saúde e segurança dos trabalhadores |
Satisfação e experiência do cliente | Satisfação e experiência do cliente |
Privacidade do cliente e cibersegurança | Privacidade do cliente e cibersegurança |
Inovação | Inovação |
Confiabilidade da rede e disponibilidade de sistemas | Confiabilidade da rede e disponibilidade de sistemas |
Conformidade com leis e regulamentos | Conformidade com leis e regulamentos |
Desempenho econômico-financeiro | Desempenho econômico-financeiro |
Combate à corrupção | Governança corporativa e integridade |
Gestão de resíduos | |
Atração e retenção de colaboradores | |
Inclusão digital |
Não temos política que determine submeter o relatório à verificação externa. Porém, realizamos asseguração, feita por entidade independente externa e capacitada para essa atividade, capaz de emitir um parecer ou conclusões objetivas e imparciais sobre o relatório. Clique aqui e confira.