Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
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Criação de Valor

Materialidade

GRI 102-46 I 102-47

A estratégia de sustentabilidade da Algar Telecom e o conteúdo deste relatório são orientados pela nossa matriz de materialidade. Ela nos auxilia na identificação e priorização de assuntos e impactos relevantes para o nosso negócio.

No caso do relatório, por meio da identificação dos temas prioritários, garantimos o cumprimento dos princípios de relato da GRI, utilizados em todo o processo de definição do conteúdo.

A nossa matriz de materialidade é atualizada esporadicamente. Em 2021 seu processo de revisão abrangeu estudos de benchmarking - realização de análises setoriais e de documentos internos que, juntamente com entrevistas de executivos da Companhia, originou uma lista de temas que foi para o processo de consulta on-line a stakeholders internos e externos. Esses stakeholders foram selecionados com base nos impactos gerados por nós às partes interessadas ou por elas em nossa atuação, aplicando, portanto, o princípio "Inclusão dos stakeholders".

Além dos associados da Companhia, os quais foram 100% contactados para esse fim, participaram da consulta on-line acionistas, investidores, franqueados, parceiros de negócios, fornecedores e órgãos reguladores, indicados pelas áreas da empresa. Especificamente quanto aos clientes, selecionamos representantes de cada segmento de negócios. Além desses públicos, foram também consultados especialistas do setor e mídia especializada, assim como a Diretoria de Administração da empresa, de forma que os temas definidos para compor o documento levaram em consideração as avaliações de todos os stakeholders relevantes.

Nesse processo, também foi incluído o princípio da Materialidade, ao priorizar os tópicos que refletem os impactos econômicos, ambientais e sociais mais significativos dos negócios, levando em consideração as avaliações e decisões dos stakeholders consultados.

Realizamos no ano a atualização da materialidade, o que resultou na inclusão de alguns temas e exclusão de outros. Na tabela abaixo, é possível comparar as materialidades de 2020 e 2021. Os temas incluídos foram: Atração e Retenção de Colaboradores, Inclusão Digital e Gestão de Resíduos (antes abordado no mesmo tema de Governança Climática). O tema Combate à Corrupção (materialidade 2020) foi agregado ao tema Governança Corporativa e Integridade.

Temas Materiais 2021

Dimensão Tema material Disclosures GRI e SASB Limite do impacto para Algar Telecom Envolvimento da organização no impacto Stakeholders relevantes (Operações Algar Telecom) Impactos aos stakeholders
Ambiental Gestão climática Forma de gestão
GRI 103

Emissões
GRI 305-1; 305-2; 305-3; 305-5

Desempenho econômico
GRI 201-2

Energia
GRI 302-1

Pegada ambiental das operações
SASB TC-TL-130a.1

Dentro e fora Direto e indireto Acionistas/investidores, Comunidade/sociedade, Operações Algar, Meio ambiente A Algar gera a emissão de gases de efeito estufa, principalmente de escopo 1 e 2. Dessa forma, impacta diretamente o meio ambiente e comunidade/sociedade. A própria Algar Telecom também pode ser impactada indiretamente por meio da imagem no mercado e na sociedade a partir da responsabilidade ambiental que a companhia possui.
Ambiental Gestão de resíduos Forma de gestão
GRI 103

Resíduos
GRI 306-1; 306-2; 306-3; 306-4; 306-5

Gestão de fim de vida do produto
SASB TC-TL-440a.1.

Dentro e fora Direto e indireto Acionistas/investidores, Comunidade/sociedade, Fornecedores e parceiros, Governo/Órgão regulador, Meio ambiente, Operações Algar Telecom O descarte incorreto de resíduos perigosos traz impactos negativos ao meio ambiente, incluindo a poluição do solo, rios/nascentes e também do ar. Diante disso, a Algar Telecom realiza o descarte e destinação ambientalmente corretos. Os maiores impactos são decorrentes das atividades de nossa operação, o que pode refletir nos processos operacionais e na contratação de fornecedores que tenham compromisso de agir de forma ambientalmente correta.
O descumprimento do gerenciamento correto dos resíduos sólidos traz impacto negativo em negociações com acionistas/investidores, já que cresce a preocupação sobre investimentos em empresas com práticas sustentáveis. Também implica em infrações ambientais e impacta negativamente o governo e Órgãos ambientais, através de processos administrativos.

Dimensão Tema material Disclosures GRI e SASB Limite do impacto para Algar Telecom Envolvimento da organização no impacto Stakeholders relevantes (Operações Algar Telecom) Impactos aos stakeholders
Social Saúde e segurança dos trabalhadores Forma de gestão
GRI 103

Saúde e segurança no trabalho
GRI 403-3; 403-4; 403-5; 403-9

Dentro e fora Direto e indireto Colaboradores, Fornecedores e parceiros, Operações Algar Telecom Todas as áreas da empresa são impactadas, com destaque para os times operacionais , onde existe maior exposição de riscos ocupacionais. Isso inclui terceiros que realizam atividades operacionais. Os demais associados são impactados através do acolhimento e amparo em situações de emergência (adoecimentos, afastamentos, acidentes de trabalho, entre outros).
Social Satisfação e experiência do cliente Forma de gestão
GRI 103

Privacidade do cliente
GRI 418-1

Dentro e fora Direto Acionistas/investidores, Colaboradores, Comunidade/sociedade, Clientes, Operações Algar Telecom O oferecimento de serviços de qualidade garante boa satisfação e experiência do consumidor e atrai novos clientes. Isto eleva os resultados financeiros e operacionais, gera maior retorno para acionistas/investidores e garante demanda para fornecedores e parceiros.
Social Privacidade do cliente e cibersegurança Forma de gestão
GRI 103

Privacidade do cliente
SASB TC-TL-220a.1; TC-TL-220a.3

Segurança dos dados
SASB TC-TL-230a.1; TC-TL-230a.2.

Dentro e fora Direto Acionistas/investidores, Colaboradores, Comunidade/sociedade, Clientes, Fornecedores e parceiros, Operações Algar Telecom Questões de cibersegurança impactam na privacidade de dados de clientes, o que pode refletir em perda de clientes e multas pela inadequação a leis e normas. As operações de tratamentos de dados pessoais podem ser paralisadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) devido a um incidente, gerando prejuízo financeiro e de imagem para a empresa.
Social Inovação Forma de gestão
GRI 103
Dentro e fora Direto e indireto Acionistas/investidores, Colaboradores, Comunidade/sociedade, Clientes, Fornecedores e parceiros, Operações Algar Telecom As soluções desenvolvidas pelo Brain, para a Algar Telecom, impactam toda a cadeia de valor da empresa: a Estação, quanto a internalização dos projetos, os colaboradores, através dos processos operacionais, os clientes, através das soluções, a sociedade, através do desenvolvimento de parcerias para inovação, e acionistas/investidores por meio da geração de valor dos projetos de inovação.
Social Confiabilidade da rede e disponibilidade de sistemas Forma de gestão
GRI 103

Gestão de riscos sistêmicos
SASB TC-TL-550a.1
Dentro e fora Direto Acionistas/investidores, Comunidade/sociedade, Clientes, Governo/Órgão regulador, Operações Algar Telecom Como prestamos serviços de utilidade pública, a indisponibilidade dos mesmos pode impactar a empresa e as partes interessadas de forma geral. A indisponibilidade do serviço e o não atingimento das metas podem trazer uma pressão orçamentária para as operações, visto que o volume de reclamações será maior que o previsto. Clientes terão seus negócios e atividades comprometidos. O órgão regulador poderá a multar a companhia caso a mesma deixe de cumprir algum compromisso de qualidade.
Social Inclusão digital Forma de gestão
GRI 103

Impactos econômicos indiretos
GRI 203-1
Dentro e fora Direta e indireta Acionistas/investidores, Colaboradores, Comunidade/sociedade, Clientes, Fornecedores e parceiros, Governo/Órgão regulador, Operações Algar Telecom A expansão dos serviços de banda larga proporciona a inclusão digital, acesso ao conhecimento e à informação da população. Isso apoia o surgimento de novas oportunidades de trabalho e educação e suporta o desenvolvimento econômico das comunidades atendidas influenciando, inclusive, indicadores de desenvolvimento econômico-social locais. O negócio crescente e sustentável assegurado por uma governança eficiente direciona os investimentos e suporta a perenidade do negócio e de toda a sua cadeia de valor.
Social Atração e retenção Forma de gestão
GRI 103

Emprego
GRI 401-1; 401-2
Dentro e fora Direta Acionistas/investidores, Colaboradores, Clientes, Operações Algar Telecom A atração e retenção de associados traz qualidade ao relacionamento do time, promove ambiente positivo e boa performance nas entregas. Ter bons talentos na organização e retê-los impacta diretamente nos resultados e perenidade do negócio, diminuindo a rotatividade e garantindo o exercício da cultura da Companhia.

Dimensão Tema material Disclosures GRI e SASB Limite do impacto para Algar Telecom Envolvimento da organização no impacto Stakeholders relevantes (Operações Algar Telecom) Impactos aos stakeholders
Governança Desempenho econômico-financeiro Forma de gestão
GRI 103

Desempenho econômico
GRI 201-1
Dentro e fora Direto Acionistas/investidores, Colaboradores, Comunidade/sociedade, Clientes, Fornecedores e parceiros, Governo/Órgão regulador, Meio ambiente, Operações Algar Telecom O desempenho econômico-financeiro da companhia impacta na geração de valor dos investimentos dirigidos por ela e distribuídos aos stakeholders. Influencia na possibilidade de contratação de fornecedores para apoiar as atividades, o que reverbera na quantidade e qualidade da oferta dos produtos e tecnologias oferecidas ao cliente. A quantidade de clientes impacta na capacidade de retenção, remuneração promoção e desenvolvimento dos associados. O crescimento do negócio reflete nas ações de instalação, manutenção e extensão de redes aéreas e subterrâneas, no volume de resíduos eletrônicos gerados e uso de recursos naturais, o que gera impactos ao meio ambiente. Para a comunidade, a expansão ou retração de verbas interfere no apoio social dado pela companhia, como atividades voluntárias e por meio de ONGs, bem como geração de impacto econômico indireto. Sobre o governo incide a desvinculação ou descumprimento de obrigações assumidas formalmente, o que pode refletir em sanções de natureza pecuniária associadas e previstas em Leis.
Governança Governança corporativa e integridade Forma de gestão
GRI 103

Perfil organizacional
GRI 102-11

Ética e integridade
GRI 102-16; GRI 102-17

Governança
GRI 102-18; GRI 102-20; GRI 102-22; GRI 102-23; GRI 102-24; GRI 102-25; GRI 102-26; GRI 102-32

Combate à corrupção
GRI 205-1; GRI 205-3
Dentro e fora Direto Acionistas/investidores, Colaboradores, Comunidade/sociedade, Clientes, Fornecedores e parceiros, Governo/Órgão regulador, Operações Algar Telecom Esse tema pode agregar ou destruir valor, pois molda o modelo de negócio da empresa e está atrelado a aplicação, ou não, de sanções contra as empresas no caso de infringirem as leis anticorrupção, bem como de boas práticas de mercado. A forma como é gerida pode refletir em danos de natureza financeira e à imagem da empresa, além de afetar o fortalecimento institucional e reforço significativo da marca. Tais questões reverberam na distribuição de valor para partes interessadas, como fornecedores, clientes, associados e também para os executivos, por reduzir/aumentar a chance de conflitos de corrupção, fraudes, entre outros.
Governança Conformidade com leis e regulamentos Forma de gestão
GRI 103

Concorrência desleal
GRI 206-1

Conformidade socioeconômica
GRI 419-1

Comportamento competitivo e internet aberta
SASB TC-TL-520a.1
Dentro e fora Direto Acionistas/investidores, Governo/Órgão regulador, Operações Algar Telecom Esse tópico é abordado e utilizado pela área comercial no sentido de desenvolver ações mitigatórias da ação concorrencial, levantamentos de informações disponíveis para comercialização de produtos, para desenvolvimento de ações concorrenciais mitigatórias. Questões de (in)conformidade podem impactar a própria companhia e sua geração de valor para acionistas/investidores e exigir posicionamento do órgão regulador.

Realizamos no ano a atualização da materialidade, o que resultou na inclusão de alguns temas e exclusão de outros. Na tabela abaixo, é possível comparar as materialidades de 2020 e 2021. Os temas incluídos foram: Atração e Retenção de Colaboradores, Inclusão Digital e Gestão de Resíduos (antes abordado no mesmo tema de Governança Climática). O tema Combate à Corrupção (materialidade 2020) foi agregado ao tema Governança Corporativa e Integridade.

Temas Materiais 2020 X 2021

Materialidade 2020 Materialidade 2021
Governança climática (emissões,  energia e resíduos) Gestão climática (emissões,  impactos das mudanças climáticas,  energia)
Saúde e segurança dos  trabalhadores Saúde e segurança dos  trabalhadores
Satisfação e experiência do cliente Satisfação e experiência do cliente
Privacidade do cliente e  cibersegurança Privacidade do cliente e  cibersegurança
Inovação Inovação
Confiabilidade da rede e  disponibilidade de sistemas Confiabilidade da rede e  disponibilidade de sistemas
Conformidade com leis e  regulamentos Conformidade com leis e  regulamentos
Desempenho econômico-financeiro Desempenho econômico-financeiro
Combate à corrupção Governança corporativa e  integridade
Gestão de resíduos
Atração e retenção de colaboradores
Inclusão digital

Asseguração Externa

Não temos política que determine submeter o relatório à verificação externa. Porém, realizamos asseguração, feita por entidade independente externa e capacitada para essa atividade, capaz de emitir um parecer ou conclusões objetivas e imparciais sobre o relatório. Clique aqui e confira.

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