Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
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Algar Telecom sobre os ODS

ODS
EIXO SOCIAL
ODS Metas dos ODS trabalhadas pela Algar Telecom Ações para contribuir com alcance da meta Indicadores GRI/SASB correlacionados
1.4) Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade,herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo micro finanças. Promoção do acesso ao serviço básico e a tecnologias apropriadas de telefonia e internet às comunidades de sua região de concessão. Oferecimento de serviço de banda larga fixa e móvel em todas as suas regiões de atuação de varejo, independente do tamanho da cidade. Utilização das TICs, para ampliar e priorizar a capacidade de tráfego em áreas sensíveis, como saúde e educação, atendendo a hospitais, clínicas, escolas e faculdades da rede pública e privada para garantir internet de qualidade. Da mesma forma, apoiamos o comércio digital, fundamental para a sobrevivência de muitos negócios em tempos de distanciamento social. Conectividade em larga escala, com foco em resultados obtidos a partir de produtos e serviços que auxiliem a tomada de decisão mais ágil e segura. GRI 203-1: Investimentos em infraestrutura e apoio a serviços
4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes. A Algar Telecom é parceira e mantenedora do Instituto Algar, que tem como foco a melhoria da educação de comunidades em regiões onde o Grupo Algar está presente. A companhia está comprometida com o desenvolvimento sustentável e mantém continuamente a comunicação dos pilares, além de apoiar os projetos educacionais do Instituto Algar. Veja mais em Revistas de prestação de contas Saiba mais em: Site Instituto Algar www.institutoalgar.org.br GRI 102-12: Iniciativas externas GRI 102-13: Participação em associaçõesGRI 404-1: Média de horas de capacitação por ano, por empregado
5.1 Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em todas partes. Compromisso de promover a comunicação que favoreça a erradicação de toda forma de preconceito e violência contra a mulher. Realização e apoio à campanhas de comunicação em relação à igualdade de gênero para seus públicos de interesse. Evolução do Programa Algar Sem Barreiras, para tornar a empresa cada vez mais plural e diversa por meio de práticas que não toleram a discriminação. GRI 401-1: Novas contratações e rotatividade de empregados GRI 405-1: Diversidade em órgãos de governança e empregados
10.3) Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito. Engajamento quanto à redução de práticas discriminatórias dentro da empresa, formalizando tal compromisso através de políticas internas, adesão voluntária ao Pacto Global e cumprimento regular do código de conduta corporativo. Com o Programa Algar sem Barreiras, buscamos tornar a empresa cada vez mais plural e diversa por meio de práticas que não toleram a discriminação. GRI 102-8: Informações sobre empregados e outros trabalhadores GRI 102-16: Valores, princípios, normas e códigos de comportamento GRI 102-17: Mecanismos para orientações e preocupações referentes a ética GRI 401-1: Novas contratações e rotatividade de empregados GRI 404-1: Média de horas de capacitação por ano, por empregado
EIXO AMBIENTAL
ODS Metas dos ODS trabalhadas pela Algar Telecom Ações para contribuir com alcance da meta Indicadores GRI/SASB correlacionados
7.2) Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global. 7.3) Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética. A Algar Telecom utiliza, em grande parte, energias renováveis em suas atividades. Mantém indicadores específicos de eficiência energética e planos de investimentos em energias limpas. Para 2022, as metas da Algar Telecom em investimentos no segmento de energias renováveis envolvem a renovação do contrato com dez usinas solares; a contratação de duas usinas solares para atender a São Paulo e a Goiás; e a migração de 13 unidades consumidoras do cativo para o mercado livre. GRI 302-1: Consumo de energia dentro da organização SASB TC-TL-130a.1: (1) Energia total consumida, (2) porcentagem de eletricidade, (3) porcentagem de energia renovável
12.2) Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais. Campanhas de comunicação dos programas de uso eficiente de recursos naturais, principalmente nas ações com o comitê de engajamento socioambiental com ações estruturantes para reuso, reciclagem, consumo consciente, entre outras, para melhoria de suas metas. Investimentos em fontes renováveis, como na usina fotovoltaica e compra de energia no mercado incentivado. Incentivo ao uso de etanol em toda frota flex. GRI 306-1: Geração de resíduos e impactos significativos relacionados a resíduos GRI 306-2: Gestão de impactos significativos relacionados a resíduos GRI 306-3: Resíduos gerados GRI 306-4: Resíduos não destinados para disposição final GRI 306-5: Resíduos destinados para disposição final SASB TC-TL-440a.1.: (1) Materiais recuperados por meio de programas de devolução, porcentagem de materiais recuperados que foram (2) reutilizados, (3) reciclados e (4) aterrados
12.5) Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. Gestão de seus resíduos sólidos baseado na norma ISO 14001 e nas devidas leis e normas. PGRS protocolado na prefeitura municipal, parcerias formais com cooperativas habilitadas legalmente, campanhas de conscientização e destinação certificada de seus resíduos.
12.6) Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios. 12.8) Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza. Campanhas de comunicação e sensibilização para inspirar outras empresas (especialmente da sua rede de relacionamento), sendo uma multiplicadora das melhores práticas. Visa tornar-se empresa-referência em seu setor e em sustentabilidade.
13.3) Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima. Influência sob parceiros por meio do Programa de Relacionamento e Compliance de Fornecedores. Desenvolvemos um programa de comunicação e treinamento de práticas sustentáveis. Ele é de fácil replicação e estimula novas atitudes cidadãs e sustentáveis. Em 2021, reforçamos a sensibilização sobre temas da gestão climática e de gestão de resíduos, promovendo encontros e treinamentos virtuais com franqueados e parceiros, a fim de enfatizar formas corretas de armazenamento e destino dos materiais gerados na operação.Comitê de engajamento socioambiental, que é constituído por associados de todas as localidades de atuação da Algar Telecom, que tem o objetivo de ajudar a mobilizar toda a empresa através de ações de conscientização sobre consumo de energia, água, papel, gestão de resíduos, plantio de mudas, entre outros. Para nós, tão importante como agir em defesa do planeta, é promover a comunicação e a conscientização sobre temas sustentáveis para nossa rede de relacionamento, especialmente para as comunidades onde estamos presentes. Por isso, temas como mitigação, adaptação e redução de impacto e alertas sobre a mudança climática pautam nossas ações educativas de forma permanente. Nosso objetivo é promover conhecimentos e habilidades necessárias para que todos busquem o desenvolvimento sustentável. Temos projetos e iniciativas instituídos há mais de 10 anos, que resultaram em uma redução de xx% nas emissões desde nosso primeiro inventário em 2013. GRI 102-12: Iniciativas externas GRI 102-13: Participação em associações GRI 305-1: Emissões diretas (Escopo 1) de gases de efeito estufa (GEE) GRI 305-2: Emissões indiretas (Escopo 2) de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia GRI 305-3: Outras emissões indiretas (Escopo 3) de gases de efeito estufa (GEE) GRI 305-5: Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)
EIXO ECONÔMICO
ODS Metas dos ODS trabalhadas pela Algar Telecom Ações para contribuir com alcance da meta Indicadores GRI/SASB correlacionados
8.2) Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra. Realiza investimentos significativos em modernização tecnológica e em inovação, com percentuais ousados do CAPEX total anual. Reconhecimento da imprensa, cases e premiações de modernização tecnológica e inovação da Algar Telecom. GRI 201-1: Valor econômico direto gerado e distribuído GRI 203-1: Investimentos em infraestrutura e apoio a serviços
9.1) Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos. Auditoria de conformidade legal anual, além de compromisso com o desenvolvimento da sua infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e que coopera com o desenvolvimento econômico e bem-estar humano. GRI 201-1: Valor econômico direto gerado e distribuído GRI 203-1: Investimentos em infraestrutura e apoio a serviços
9.c) Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e empenhar-se para procurar ao máximo oferecer acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos, até 2020. Acompanhamento de indicadores específicos de acesso a tecnologias por preços acessíveis. O aumento dos índices de acesso a tecnologias por meio da comunidade é fator intrínseco aos negócios da Algar Telecom A, que está constantemente empenhada em levar a melhor qualidade de infraestrutura e serviços para os seus clientes, e implementação de programas que visam alavancar a transformação tecnológica e também leva os seus serviços, apoiando o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano.
16.5) Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas. 16.b) Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável. Repudia e trabalha contra a corrupção e suborno por meio da adesão formal a compromissos e mantimento do Canal Integridade (web) e Ouvidoria - canais disponíveis permanentemente para promover ações não discriminatórias - e para garantir a retidão em todos os seus processos e de seu código de conduta. Preza pelo respeito ao investidor, com divulgação das informações econômico/financeiras com transparência, garantindo a veracidade das informações e seguindo corretamente as regras contábeis. GRI 102-11: Princípio ou abordagem da precaução GRI 102-16: Valores, princípios, normas e códigos de comportamento GRI 102-17: Mecanismos para orientações e preocupações referentes a ética GRI 102-22: Composição do mais alto órgão de governança e dos seus comitês GRI 205-1: Operações avaliadas quanto a riscos relacionados à corrupção GRI 205-3: Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas GRI 206-1: Ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio GRI 419-1: Não conformidade com leis e regulamentos na área socioeconômica SASB TC-TL-520a.1: Montante total de perdas monetárias como resultado de processos judiciais associados a regulamentos de comportamento anticoncorrencial
16.7) Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis. Política de portas abertas que permite que seus talentos possam conversar com qualquer nível hierárquico, mantém comissões formais para decisões colegiadas e inclusivas, em especial o Comitê de Associados que representa todos os níveis de interesses na empresa.
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