Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
A Algar Telecom

Perfil Corporativo

GRI 102-1 I 102-2 | 102-3 I 102-4 | 102-5 I 102-6 | 102-7

Somos a Algar Telecom, companhia que tem na prestação de serviços de telecomunicações sobre fibra o seu core business. Atuamos em 372 cidades de 16 estados brasileiros e no Distrito Federal, tendo como foco principal os clientes B2B.

Com sede em Uberlândia, fazemos parte do grupo Algar, um dos mais importantes grupos empresariais do país, e temos 68 anos de atuação e história. Por meio de nossa moderna e extensa infraestrutura, construída com tecnologia de ponta e suportada por uma rede de aproximadamente 115 mil km de fibra ótica, dedicamo-nos ao nosso propósito: Gente servindo Gente. Para isso, direcionamos nossos esforços para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, aliando a qualidade dos serviços a um atendimento próximo e eficaz.

Somos uma marca reconhecida por oferecer produtos e serviços inovadores, robustos e seguros. Atendemos grandes corporações, pequenas e médias empresas, a indústria de telecomunicações e clientes residenciais. Com um jeito genuíno de servir, aliado à determinação de sempre oferecer recursos de interação rápida e fácil, estabelecemos relações de longo prazo com nossos clientes.

Aos clientes B2B, compostos pelos corporativos (médias e grandes empresas) e MPEs (micro e pequenas empresas), que em 31 de dezembro de 2021 somavam 183,7 mil e respondiam por 64% da nossa receita líquida, ofertamos soluções que combinam links de dados em altas velocidades com serviços de voz e de TI.

Receita Líquida (em %)

No segmento de B2C, somos líderes de mercado na área em que atuamos – cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul –, oferecendo soluções de internet sobre fibra ótica, telefonia celular e fixa a 1,1 milhão de clientes. No final de 2021, nossa fibra ótica passava por 94,7% dos mais de 1 milhão de domicílios da região e 52,1% dos domicílios mantinham suas conexões de internet através da Algar Telecom.

Esses resultados são frutos do empenho dos nossos cerca de 5 mil associados, forma como denominamos nossos profissionais, dos constantes investimentos nas mais recentes tecnologias, da constante evolução das nossas práticas de governança corporativa e de uma cultura empresarial na qual sustentabilidade e inovação perpassam todas as áreas e atividades da Companhia.

Alcance Nacional

Passe o mouse sobre a imagem para visualizar o mapa ampliado.

Nossos clientes B2B estão segmentados em corporativos (médias e grandes empresas) e em MPEs (micro e pequenas empresas) e geraram 64% da receita total da Algar Telecom em 2021, resultado do foco estratégico dado a esses clientes no processo de expansão geográfica da Companhia nos últimos anos.  

A esses clientes ofertamos soluções de conectividade sobre fibra combinadas com serviços de voz fixa e de TI. Os produtos de TI abrangem desde meios para armazenamento de dados, tal como cloud, a serviços de segurança de redes e tráfego - para empresas com filiais, até soluções de controle do wifi e de redes sociais para micro e pequenas empresas. Esses produtos, que responderam com 13% das receitas do segmento no ano de 2021, nos permitem atender às necessidades dos nossos clientes de forma mais ampla, contribuindo para um maior tempo de permanência dos mesmos na empresa e um maior ticket médio.

Para suportar o nosso diferencial na qualidade dos serviços prestados e no atendimento aos clientes, além de uma topologia de rede com moderna tecnologia e que conta com rotas duplas e triplas, para garantir um alto índice de disponibilidade dos serviços, nosso Centro de Operações de Rede funciona 24×7 e monitora constantemente as informações visando antecipar possíveis incidentes e reduzir o tempo de resposta.

Além disso, privilegiamos equipes comerciais locais, nas diversas cidades de atuação, que conheçam os hábitos e as demandas de cada região e mantemos equipes técnicas capacitadas para realizar as manutenções da forma mais eficaz possível.

Em 2021 obtivemos dois importantes prêmios relacionados à nossa atuação nesse segmento: o de Líder em Operação B2B, no ranking da revista Cliente S.A., e o de Empresa Destaque do Ano no Segmento Corporativo, concedido pelo Anuário Telecom. Entendemos que reconhecimentos como esses resultam da assertividade de nosso modelo de negócios e do posicionamento que definimos para fortalecer as relações com esses clientes e seguir evoluindo na qualidade do atendimento.

Prestamos serviços de telecomunicações a clientes residenciais (B2C) na nossa área original de atuação, que abrange cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Nossas soluções são compostas por internet banda larga, em altas velocidades, combinada com telefonia móvel e fixa. Visando propiciar a melhor experiência de conexão aos nossos clientes investimos na ampliação das nossas redes de fibra ótica e, no final de 2021, nossa fibra passava por 94,7% dos mais de 1 milhão de domicílios dessa região e, desses domicílios, 473 mil tinham suas conexões sobre fibra com a Algar Telecom. Assim, do nosso total de 506 mil acessos de banda larga do segmento B2C, 93,5% estavam sobre fibra ótica.

Na telefonia móvel contamos com mais de 1 milhão de usuários no final de 2021, sendo 45% deles pós-pagos. Visando propiciar sempre o que há de mais moderno aos nossos clientes, fomos a 1ª operadora do país a lançar serviços em 5G na frequência de 2,3 GHz, o que fizemos em 3 das nossas principais cidades do B2C. Esta tecnologia, para a qual temos o maior espectro em nossa região, permitirá seguirmos com nosso pioneirismo e oferta de produtos modernos e inovadores aos nossos clientes.

Atendemos esse segmento de clientes não apenas com a nossa operação própria mas também por meio de nossas franquias, um modelo de negócio pioneiro no setor de Telecom desde 2018. Nesse modelo o empreendedor franqueado, que é quem tem a ligação mais próxima com a cidade, faz a gestão da expansão da rede, da equipe técnica, instalação e manutenção dos serviços (banda larga, telefonia móvel e fixa) e gerencia toda a experiência do cliente – desde o primeiro atendimento até o pós-venda. A Algar Telecom, por sua vez, oferece todo o suporte especializado aos franqueados, indo dos negócios à operação. Nossas franquias permitiram acelerar a chegada da fibra ótica em municípios menores ao mesmo tempo em que alavancou empreendedores dessas regiões e aumentou o número de clientes da Companhia.

Em anos em que a conectividade nunca foi tão essencial à vida das pessoas, propiciando desde o trabalho remoto e as aulas online, até opções de informação e entretenimento, a Algar Telecom segue com o seu compromisso de entregar serviços de qualidade juntamente com um relacionamento próximo e eficaz aos seus clientes residenciais.

DOWNLOAD DESTA PÁGINA
DOWNLOAD DO RELATÓRIO
DOWNLOAD CENTER
Sumário GRI e SASB
CLIQUE AQUI
magnifiercrossmenu