Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
Relato Integrado 2021
Conectividade e Confiabilidade - Aproximando pessoas e negócios
EN
A Algar Telecom

Mensagem da Administração

GRI 102-14

O ano de 2021 foi marcado pelo avanço da imunização contra a Covid-19, trazendo a retomada gradual de hábitos e atividades anteriores ao início da pandemia.

Durante o período de restrições, no entanto, percebemos que coube ao nosso setor a missão de prover as condições necessárias para garantir interação e conectividade em todas as esferas da sociedade, o que demonstra a importância e a resiliência da estrutura de Telecom no Brasil. Internamente, os desafios nos encontraram preparados nas mais diversas atividades, nos permitindo oferecer serviços e soluções de alta qualidade e fechar o ano com resultados significativos. Nossa receita líquida cresceu 10,1%, em relação ao ano anterior, e atingiu R$ 2,6 bilhões e nosso EBITDA recorrente alcançou R$ 1,1 bilhão, evolução de 10,1%, na mesma comparação, com margem de 43%.

Mais do que um aumento de demanda provocado pela pandemia, esses resultados revelam a assertividade de nossa estratégia de crescimento. No B2B, fomos ágeis em apoiar os clientes com soluções de conectividade e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para sustentar o crescimento de seus negócios on-line, mais demandados, e recursos como o armazenamento em nuvem, tão necessário para a interação entre as equipes durante o período de isolamento. Aos nossos clientes residenciais (B2C), estávamos prontos para oferecer banda larga sobre fibra ótica, em altas velocidades, tecnologia essa que representava 74,8% das conexões dos nossos clientes no início do ano e encerrou 2021 respondendo por 93,5%. A qualidade da conexão propiciada por nossa rede de fibra garantiu desde o trabalho remoto e o ensino a distância até opções de lazer e entretenimento aos nossos clientes.

Entendemos que vários hábitos adquiridos durante a pandemia vieram para ficar. Ainda que a sociedade retome fisicamente a convivência social, vivemos uma revolução tecnológica que caminha para tornar as interações digitais cada vez mais rotineiras. Estamos atentos a essas tendências e trabalhamos firmemente em novos formatos digitais de relacionamento com os clientes, assim como na modernização dos nossos processos internos e no desenvolvimento de novos modelos de negócios. Nos dois sentidos, o trabalho envolve pensar o mundo em transformação e buscar atender às novas necessidades da sociedade. Nessa perspectiva, aumentamos o alcance do nosso relacionamento com o Brain, instituto de ciência e tecnologia do qual somos fundadores, promovendo a sua internacionalização através de parcerias com o ecossistema de Portugal.

Ainda em 2021, conduzimos dois importantes movimentos estratégicos. Um deles foi a aquisição da Vogel Telecom, planejada considerando a característica de complementaridade à nossa rede de fibra e à nossa oferta de serviços, o que permite sinergia de impacto relevante em nossos negócios. Com a Vogel, ampliamos nossa rede em 27 mil quilômetros e recebemos 3,4 mil clientes corporativos em nosso portfólio – em regiões nobres de municípios que concentram expressivos mercados de telecom no Brasil. Foi um passo de grande importância em nossa estratégia de expansão e diversificação geográfica.

Em paralelo, o arremate de sete lotes de frequências no Leilão do 5G assegurou à Algar Telecom o maior espectro para essa tecnologia em sua área de atuação, garantindo aos nossos clientes todas as condições de evoluírem em suas vidas digitais. Nossa história é marcada por pioneirismo e inovação e, assim, fomos a primeira operadora a lançar, ainda em dezembro, os serviços 5G na frequência 2,3 GHz, recém adquirida, em três das principais cidades de nossa operação móvel.

As tecnologias são os meios para oferecermos o que os clientes realmente desejam: estarem sempre conectados e usufruírem da melhor experiência de conexão tanto para as suas vidas pessoais, quanto para os compromissos profissionais. Somos e seguiremos sendo uma empresa de referência na oferta de conectividade, avançando simultaneamente nos segmentos de atuação (varejo, empresas e atacado) e trabalhando para atender os anseios dos nossos clientes.

Todas as nossas conquistas de 2021 resultam do esforço e da dedicação de nossos quase 5 mil associados, do exercício de uma governança corporativa alinhada aos mais elevados padrões, do nosso compromisso com as melhores práticas ESG e da assertividade com que atuam nossas áreas de operações e de inovação, proporcionando a flexibilidade e ousadia necessárias para que consigamos nos manter sempre na linha de frente em qualidade e eficiência em nosso setor.

Entramos no ano de 2022 cientes dos desafios que a economia brasileira enfrenta nesse período, que esperamos ser o estágio final da pandemia. O aumento das taxas básicas de juros, para conter a inflação, traz impactos adicionais ao crescimento da atividade econômica em um cenário de recuperação. Por outro lado, os altos índices de vacinação no país e a retomada do setor de serviços nos levam a crer que, talvez, o período mais difícil já tenha passado. Por fim, renovamos a nossa crença no Brasil e a nossa confiança num futuro de perspectivas mais positivas e promissoras.

Jean Carlos Borges
Diretor Presidente

Luiz Alexandre Garcia
Presidente do Conselho de Administração

DOWNLOAD DESTA PÁGINA
DOWNLOAD DO RELATÓRIO
DOWNLOAD CENTER
Sumário GRI e SASB
CLIQUE AQUI
magnifiercrossmenu