Entendemos que atuar sob boas práticas ambientais, sociais e de governança é, antes de tudo, uma forma de gestão que deve estar presente em todos os aspectos e áreas internas. Ter compromisso com a sustentabilidade é um de nossos valores e vem sendo trabalhado continuamente em nossa cultura, com as evoluções necessárias a uma empresa que visa a perenidade.
De maneira objetiva, a responsabilidade pela evolução constante, mitigação dos riscos e criação de oportunidades na agenda ESG é do nosso presidente. Para apoiar na orquestração das ações que ocorrem em várias vice-presidências, contamos com a Assessoria de Comunicação e Sustentabilidade, com liderança e um time dedicado ao acompanhamento das ações, indicadores e reports externos dos avanços nos principais temas materiais.
Somos signatários da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciativa que envolve empresas e organizações em 160 países para promover o engajamento do setor privado em sustentabilidade, promovendo um mercado global mais inclusivo e igualitário.
Estamos entre os 16 mil membros comprometidos com os dez princípios estabelecidos para as áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Realizamos permanentemente um trabalho de conscientização relacionado a esses princípios para sensibilizar todos os nossos stakeholders, além de aplicar as diretrizes em nossas atividades e relacionamentos no dia a dia empresarial.
Também estamos alinhados aos ODS, agenda criada pela ONU em 2015 para guiar o alcance de 17 objetivos até 2030. Identificamos internamente a aderência a 10 ODS, com os quais contribuímos, direta ou indiretamente, por meio de nossas atividades e operações, confira a nossa abordagem abaixo e também ao longo do relatório.
ODS
Metas dos ODS trabalhadas pela Algar Telecom
Ações para contribuir com alcance da meta
Indicadores GRI/SASB relacionados
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1.4) Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a
serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo micro finanças.
Promoção do acesso ao serviço básico e a tecnologias apropriadas de telefonia e internet às comunidades de sua região de concessão. Oferecimento de serviço de banda larga fixa e móvel em todas as suas regiões de atuação de varejo, independente do tamanho da cidade. Utilização das TICs, para ampliar e priorizar a capacidade de tráfego em áreas sensíveis, como saúde e educação, atendendo a hospitais, clínicas, escolas e faculdades da rede pública e privada para garantir internet de qualidade. Da mesma forma, apoiamos o comércio digital, fundamental para a sobrevivência de muitos negócios em tempos de distanciamento social. Conectividade em larga escala, com foco em resultados obtidos a partir de produtos e serviços que auxiliem a tomada de decisão mais ágil e segura.
GRI 102-12: Iniciativas externas
GRI 102-13: Participação em associações
GRI 404-1: Média de horas de capacitação por ano, por empregado
4
4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
4.4) Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
4.7) Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
4.c) Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
A Algar Telecom é parceira e mantenedora do Instituto Algar, que tem como foco a melhoria da educação de comunidades em regiões onde o Grupo Algar está presente. A companhia está comprometida com o desenvolvimento sustentável e mantém continuamente a comunicação dos pilares, além de apoiar os projetos educacionais do Instituto Algar.
GRI 102-12: Iniciativas externas
GRI 102-13: Participação em associações
GRI 404-1: Média de horas de capacitação por ano, por empregado
5
5.1 Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em todas partes.
Compromisso de promover a comunicação que favoreça a erradicação de toda forma de preconceito e violência contra a mulher. Realização e apoio à campanhas de comunicação em relação à igualdade de gênero para seus públicos de interesse. Evolução do Programa Algar Sem Barreiras, para tornar a empresa cada vez mais plural e diversa por meio de práticas que não toleram a discriminação.
GRI 401-1: Novas contratações e rotatividade de empregados
GRI 405-1: Diversidade em órgãos de governança e empregados
10
10.3) Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.
Engajamento quanto à redução de práticas discriminatórias dentro da empresa, formalizando tal compromisso através de políticas internas, adesão voluntária ao Pacto Global e cumprimento regular do código de conduta corporativo. Com o Programa Algar sem Barreiras, buscamos tornar a empresa cada vez mais plural e diversa por meio de práticas que não toleram a discriminação.
GRI 102-8: Informações sobre empregados e outros trabalhadores
GRI 102-16: Valores, princípios, normas e códigos de comportamento
GRI 102-17: Mecanismos para orientações e preocupações referentes a ética
GRI 401-1: Novas contratações e rotatividade de empregados
GRI 404-1: Média de horas de capacitação por ano, por empregado
ODS
Metas dos ODS trabalhadas pela Algar Telecom
Ações para contribuir com alcance da meta
Indicadores GRI/SASB relacionados
7
7.2) Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.
7.3) Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética.
A Algar Telecom utiliza, em grande parte, energias renováveis em suas atividades. Mantém indicadores específicos de eficiência energética e planos de investimentos em energias limpas. Para 2022, as metas da Algar Telecom em investimentos no segmento de energias renováveis envolvem a renovação do contrato com dez usinas solares; a contratação de duas usinas solares para atender a São Paulo e a Goiás; e a migração de 13 unidades consumidoras do cativo para o mercado livre.
GRI 302-1: Consumo de energia dentro da organização
SASB TC-TL-130a.1: (1) Energia total consumida, (2) porcentagem de eletricidade, (3) porcentagem de energia renovável
12
12.2) Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.
12.5) Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso.
12.6) Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.
12.8) Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.
Campanhas de comunicação dos programas de uso eficiente de recursos naturais, principalmente nas ações com o comitê de engajamento socioambiental com ações estruturantes para reúso, reciclagem, consumo consciente, entre outras, para melhoria de suas metas. Investimentos em fontes renováveis, como na usina fotovoltaica e compra de energia no mercado incentivado. Incentivo ao uso de etanol em toda frota flex.
Gestão de seus resíduos sólidos baseado na norma ISO 14001 e nas devidas leis e normas. PGRS protocolado na prefeitura municipal, parcerias formais com cooperativas habilitadas
legalmente, campanhas de conscientização e destinação certificada de seus resíduos.
Campanhas de comunicação e sensibilização para inspirar outras empresas (especialmente da sua rede de relacionamento), sendo uma multiplicadora das melhores práticas. Visa tornar-se empresa-referência em seu setor e em sustentabilidade.
GRI 306-1: Geração de resíduos e impactos significativos relacionados a resíduos
GRI 306-2: Gestão de impactos significativos relacionados a resíduos
GRI 306-3: Resíduos gerados
GRI 306-4: Resíduos não destinados para disposição final
GRI 306-5: Resíduos destinados para disposição final
SASB TC-TL-440a.1.: (1) Materiais recuperados por meio de programas de devolução, porcentagem de materiais recuperados que foram (2) reutilizados, (3) reciclados e (4) aterrados
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13.3) Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.
Influência sob parceiros por meio do Programa de Relacionamento e Compliance de Fornecedores. Desenvolvimento de programa de comunicação e treinamento de práticas sustentáveis de fácil replicação, que estimula novas atitudes cidadãs e sustentáveis. Reforço e sensibilização em 2021 sobre temas da gestão climática e de gestão de resíduos através de encontros e treinamentos virtuais com franqueados e parceiros, a fim de enfatizar formas corretas de armazenamento e destino dos materiais gerados na operação. Comitê de Engajamento Socioambiental, constituído por associados de todas as localidades de atuação da Algar Telecom, que tem o objetivo de ajudar a mobilizar toda a empresa através de ações de conscientização sobre consumo de energia, água, papel, gestão de resíduos, plantio de mudas, entre outros, de forma a promover conhecimentos e habilidades necessárias para que todos busquem o desenvolvimento sustentável. Há projetos e iniciativas instituídos há mais de 10 anos que resultaram significativa redução nas emissões desde o primeiro inventário, em 2013.
GRI 102-12: Iniciativas externas
GRI 102-13: Participação em associações
GRI 305-1: Emissões diretas (Escopo 1) de gases de efeito estufa (GEE)
GRI 305-2: Emissões indiretas (Escopo 2) de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia
GRI 305-3: Outras emissões indiretas (Escopo 3) de gases de efeito estufa (GEE)
GRI 305-5: Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)
ODS
Metas dos ODS trabalhadas pela Algar Telecom
Ações para contribuir com alcance da meta
Indicadores GRI/SASB relacionados
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8.2) Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra.
Realiza investimentos significativos em modernização tecnológica e em inovação, com percentuais ousados do CAPEX total anual.
Reconhecimento da imprensa, cases e premiações de modernização tecnológica e inovação da Algar Telecom.
GRI 201-1: Valor econômico direto gerado e distribuído
GRI 203-1: Investimentos em infraestrutura e apoio a serviços
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9.1) Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.
9.c) Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e empenhar-se para procurar ao máximo oferecer acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos, até 2020.
Auditoria de conformidade legal anual, além de compromisso com o desenvolvimento da sua infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e que coopera com o desenvolvimento econômico e bem-estar humano.
Acompanhamento de indicadores específicos.
Acompanhamento de indicadores específicos de acesso a tecnologias por preços acessíveis. O aumento dos índices de acesso a tecnologias por meio da comunidade, bem como a implementação de programas que visam alavancar a transformação tecnológica nas mesmas, são fatores intrínsecos aos negócios da Algar Telecom, que está constantemente empenhada em levar a melhor qualidade de infraestrutura e serviços para os seus clientes, apoiando o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano.
GRI 201-1: Valor econômico direto gerado e distribuído
GRI 203-1: Investimentos em infraestrutura e apoio a serviços
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16.5) Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas.
16.b) Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável.
16.7) Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.
Repudia e trabalha contra a corrupção e suborno por meio da adesão formal a compromissos e mantimento do Canal Integridade (web) e Ouvidoria - canais disponíveis permanentemente para promover ações não discriminatórias - e para garantir a retidão em todos os seus processos e de seu código de conduta.
Preza pelo respeito ao investidor, com divulgação das informações econômico/financeiras com transparência, garantindo a veracidade das informações e seguindo corretamente as regras contábeis.
Política de portas abertas que permite que seus talentos possam conversar com qualquer nível hierárquico; mantém comissões formais para decisões colegiadas e inclusivas, em especial o Comitê de Associados que representa a todos.
GRI 102-11: Princípio ou abordagem da precaução
GRI 102-16: Valores, princípios, normas e códigos de comportamento
GRI 102-17: Mecanismos para orientações e preocupações referentes a ética
GRI 102-22: Composição do mais alto órgão de governança e dos seus comitês
GRI 205-1: Operações avaliadas quanto a riscos relacionados à corrupção
GRI 205-3: Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas
GRI 206-1: Ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio
GRI 419-1: Não conformidade com leis e regulamentos na área socioeconômica
SASB TC-TL-520a.1: Montante total de perdas monetárias como resultado de processos judiciais associados a regulamentos de comportamento anticoncorrencial